Passionistas investem nas missões em Angola

Congregação abriu nova missão africana

O III Capítulo Provincial dos Missionários Passionistas identificou a necessidade de reforçar a missão Ad gentes que desenvolvem em Angola.

Em Setembro de 2009 partiram para Angola três missionários para iniciarem uma nova missão em São José de Calumbo, na  diocese de Viana, que acompanha cerca de 100 mil habitantes. Este projecto junta-se à missão que a congregação já detinha no Uíje.

A trabalhar juntamente com a Associação Leigos para o Desenvolvimento, a congregação quer estender a preparação dos leigos missionários e qualificar a formação em voluntariado para que os projectos em Angola possam ser desenvolvidos.

Presentes em quatro comunidades em Portugal e com 29 religiosos de profissão perpétua, o Pe. Laureano Alves Pereira, provincial da Congregação, não descarta a possibilidade de novas casas na realidade nacional.

No entanto reconhece que “estamos mais voltados para as missões de Angola. Precisamos de pessoas capazes para enfrentar as realidades africanas e de gente nova que possa desenvolver este trabalho”.

A Congregação em Portugal, conta actualmente, com 29 religiosos de profissão perpétua, três estudantes de profissão temporária, dois Noviços e um Postulante.

O Provincial afirma uma atenção às realidades vocacionais. “Em Angola temos alguns jovens vocacionados, mas ainda não já processos religiosos a decorrer. Talvez com a abertura da nova missão e a junção de várias etnias, seja mais fácil fazer uma formação vocacional”.

O III Capítulo Provincial reconduziu como responsáveis pela província portuguesa durante os próximos quatro anos os membros do Conselho Provincial anterior, continuando em funções o Pe. Laureano Alves Pereira (Superior Provincial), Pe. José Joaquim Queirós de Sá (1º Consultor) e o Pe. Paulo Jorge Gomes Ferreira de Sousa (2º Consultor).

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR