Bento XVI dará a comunhão a pessoas de todas as idades, incluindo crianças e um católico de 99 anos
Uma criança que vai comungar pela primeira vez e uma pessoa de 99 anos vão receber a comunhão das mãos de Bento XVI durante a sua visita a Portugal. O objectivo destas escolhas da organização é sublinhar a abrangência social do catolicismo.
A representatividade por idades foi um dos critérios presentes na escolha dos católicos que vão receber o sacramento da Eucaristia das mãos do Papa, explicou à ECCLESIA o responsável pela preparação da visita de Bento XVI a Portugal, D. Carlos Azevedo.
Nas missas que vão celebrar-se em Lisboa e Porto foram seleccionados fiéis de todas as principais zonas geográficas das respectivas dioceses, assim como crentes representativos dos sectores em que a Igreja desenvolve a sua acção.
Em Fátima estarão presentes católicos de vários pontos do país, dado tratar-se de uma eucaristia celebrada num santuário nacional.
O prelado salientou o facto de as pessoas que vão receber a comunhão das mãos do Papa terem sido escolhidas em função da sua “representatividade pastoral” e não devido à sua “importância social”.
No dia da chegada a Portugal, 11 de Maio, Bento XVI preside a partir das 18h15 a uma missa na Praça do Comércio (Terreiro do Paço) e na manhã seguinte, também em Lisboa, participa numa eucaristia, em privado, na capela da Nunciatura Apostólica.
O Papa vai também celebrar missa no Santuário de Fátima (dia 13, às 10h00) e no Porto (Av. dos Aliados), às 10h15 de 14 de Maio.