Barcelos: Festa das Cruzes integrada nas comemorações do 25 de Abril

A integração das comemorações do 25 de Abril é uma das grandes novidades do programa da Festa das Cruzes de Barcelos de 2010, que começa um dia antes e prolonga-se até 2 de Maio.

O presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, destacou em conferência de imprensa que a celebração do Dia da Liberdade será um dos destaques da programação deste ano, lembrando que nunca antes a Revolução dos Cravos foi assinalada de forma oficial pelo Município.

O feriado de 25 de Abril é assinalado com uma sessão solene na Câmara, pelas 10h30, seguindo-se, à tarde, com cantares ao desafio, actuações de ranchos folclóricos e um espectáculo de pára-quedistas na frente ribeirinha.

Este ano, a Festa das Cruzes coincide com final dos trabalhos de recuperação da talha dourada do altar-mor e do altar da Senhora das Dores do Santuário do Senhor Bom Jesus da Cruz, trabalho que custou cerca de 130 mil euros.

No dia consagrado ao Bom Jesus da Cruz (3 de Maio, feriado municipal), o realce vai para a procissão, que sai às 17h00, percorrendo o centro histórico de Barcelos.

Além da programação musical, religiosa e desportiva, a Festa das Cruzes terá ainda actividades ligadas à arte e ao recreio.

A denominada primeira grande romaria do Minho, que começou a ser assinalada em 1504, é promovida pela Autarquia de Barcelos e organizada pela Empresa Municipal de Educação e Cultura, com o apoio do clero barcelense, da Irmandade do Senhor da Cruz, e de Juntas de Freguesia.

Com Diário do Minho

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR