No passado sábado, 20 de Março, com o objectivo de angariar fundos para os projectos de voluntariado, o grupo Diálogos – leigos SVD para a Missão organizou um Jantar Africano que teve lugar no Seminário do Verbo Divino, em Lisboa, num ambiente repleto de muita alegria, convívio e animação.
Estiveram presentes cerca de 135 pessoas, tornando assim este evento num momento de salutar convívio e troca de experiências. A sala foi decorada com objectos e tons africanos, criando assim um ambiente bem mais quente e acolhedor.
A gastronomia primou pela habitual cachupa e moamba, pratos ricos, no seu aroma e paladar bem africano. Também a cultura musical esteve presente e foi sentida, com a actuação do grupo Sabura Saburinha de Rio de Mouro, que brindou todos os presentes com um pequeno repertório de danças típicas, contagiando os presentes que não resistiram a um pezinho de dança, numa noite bem animada.
O momento foi aproveitado para divulgar o grupo, as suas iniciativas e objectivos, através de uma breve apresentação de experiências realizadas. Da mesma forma, foram apresentados os projectos que o grupo Diálogos vai desenvolver durante este Verão com deficientes profundos no Centro João Paulo II, em Fátima; num lar de idosos em Vilar Formoso; e com crianças e jovens, nos Terraços da Ponte.
Com esta iniciativa, o grupo Diálogos aproveitou também para comemorar o seu décimo aniversário. Para celebrar esta idade relevante, cantaram-se os parabéns à volta de um bolo, cheio de significado e sentido! Foram também referidos, em jeito de agradecimento e reconhecimento, os nomes de antigos membros do grupo, presentes no jantar.
No final do encontro, a responsável do grupo agradeceu a presença de todos bem como a generosidade de quantos colaboraram para que este jantar africano fosse possível. A missão é uma realidade para todos.
Davide Duarte