Departamento Nacional de Pastoral Juvenil participa no Fórum Internacional de Jovens
Cerca de 300 católicos de todo o mundo foram convocados pelo Conselho Pontifício para os Leigos, do Vaticano, para o 10.º Fórum Internacional de Jovens.
A iniciativa, que decorre de três em três anos, tem lugar em Rocca di Papa (Roma), de 24 a 28 de Março.
Portugal será representado por Sónia Neves, da Diocese de Aveiro, e Miguel Mendes, da Diocese do Algarve, a convite do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e como delegados da Conferência Episcopal Portuguesa”.
Jovens, delegados de Conferências Episcopais, representantes de vários movimentos e associações internacionais vão reflectir sobre o tema “Aprender a amar”.
Conferências, mesas-redondas, testemunhos e grupos de trabalho procurarão ajudar a perceber “como é que os jovens podem responder à vocação cristã do amor no contexto actual”, indica o Vaticano.
Para além da “visão cristã da sexualidade”, os participantes irão ainda ouvir falar sobre a vocação ao sacerdócio e à vida consagrada, “formas diferentes para viver em plenitude o amor de Cristo”.
No contexto do mesmo Fórum, reúnem também os delegados nacionais da pastoral juvenil de Portugal, Pe. Pablo Lima, e Itália, Pe. Nicolò Anselmi, em ordem a estudar caminhos conjuntos de partilha e formação pastoral de animadores.