A figura de São José foi lembrada aos novos Núncios Apostólicos como exemplo de “fé, confiança e fidelidade a Deus”.
Bento XVI nomeou três Núncios Apostólicos, D. Eugene Martin Nugent, D. Piero Pioppo e D. Novatus Rugambwa, para Madagascar e Ilhas Comores, Camarões e Guiné Equatorial, e Angola e São Tomé e Príncipe. A ordenação episcopal decorreu na tarde de Quinta feira na Basílica do Vaticano.
O Cardeal Bertone, que presidiu à ordenação episcopal relembrou a fé de José de Nazaré, “escondido a realizar discretamente a tarefa que Deus lhe confiou”, segundo adianta a Rádio Vaticano.
“O primeiro dom que hoje nós pedimos para os senhores que recebem a ordenação é o de uma fé genuína, profunda e forte”.
O Secretário de Estado do Vaticano referiu que também o sacerdote e o bispo têm muito a aprender com São José para “desempenhar bem a sua missão de guia pastoral”.
“Devem ser e exercer plenamente, e com responsabilidade, a autoridade recebida, sempre conscientes da superior presença de Deus, da sua proeminente acção nos corações e na história das pessoas”.
Os três Núncios irão representar a Santa Sé no continente africano. O Cardeal Bertone lembrou a II Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para África como instrumento que “imprimiu em toda a Igreja africana um novo impulso espiritual e pastoral”.
“É neste contexto que os senhores iniciarão a sua missão”, indicou o Secretário de Estado do Vaticano.