Comunicado da CEP sobre os casos de pedofilia

“Reconhecer a verdade e auxiliar as vítimas; reforçar a prevenção e colaborar construtivamente com as autoridades” são as atitudes da Igreja católica em Portugal diante dos “possíveis casos de abusos sexuais por parte de membros do clero”.

O Porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifesta, em comunicado, que segue as “recomendações do Papa Bento XVI, na abordagem dos possíveis casos de abusos sexuais por parte de membros do clero”.

Na nota é ainda referido que “numa próxima reunião” a Conferência Episcopal Portuguesa fará “uma reflexão sobre esta temática”.

Neste Sábado será publicada a “Carta Pastoral de Bento XVI aos Católicos da Irlanda”, documento que, previsivelmente, abordará os casos de pedofilia que envolveram membros do clero do país.

O director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, apresentará o texto às 10h00 (hora de Lisboa), num encontro dirigido aos jornalistas.

Na audiência geral de Quarta-feira, Bento XVI afirmou que a missiva resulta da sua “profunda preocupação” sobre uma situação que classifica de “dolorosa”.

“Nestes últimos meses, a Igreja da Irlanda foi severamente abalada devido à crise dos abusos sexuais sobre crianças”, reconheceu o Papa.

Bento XVI espera que a carta possa contribuir para “um processo de arrependimento, cura e renovação” e pediu “a todos” que leiam o texto “com coração aberto e em espírito de fé”.

Na missa celebrada esta Quarta-feira na catedral de Armagh, Irlanda, o Cardeal Primaz do país advertiu que os próximos dois anos serão dos “mais críticos” da história da Igreja local.

“Acredito profundamente que Deus nos chama a um novo começo”, declarou D. Seán Brady, para quem a carta do Papa será uma importante fonte de renovação. 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR