Cáritas transfronteiriças decidiram estratégias comuns

Com o objectivo de fortalecer os laços de cooperação transfronteiriça, 10 Cáritas de Portugal e Espanha reuniram em Fátima nos dias 15 e 16 de Março.

O encontro juntou 30 colaboradores, técnicos e dirigentes das estruturas diocesanas do Algarve, Beja, Évora, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Castilla y León, Ciudad Rodrigo, Coria-Cáceres, Mérida-Badajoz, Salamanca e Zamora.

A primeira sessão, dinamizada por um especialista em emprego e desenvolvimento da região autónoma de Salamanca, pretendeu esclareceu os participantes sobre o Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013, projecto da União Europeia que visa promover o desenvolvimento das zonas fronteiriças entre Espanha e Portugal.

Durante a reunião, os delegados trocaram informações sobre as suas actividades e estabeleceram prioridades em algumas áreas de intervenção conjunta, nomeadamente animação comunitária – sobretudo das comunidades cristãs – imigração, emprego e formação profissional, serviços sociais e desertificação dos territórios.

Os representantes da Cáritas decidiram aprofundar o conhecimento do trabalho desenvolvido nos dois países através da participação em eventos ou noutros âmbitos e elaborar uma análise da realidade local como primeiro instrumento de trabalho conjunto.

A assembleia resolveu também iniciar um processo de intercâmbio de metodologias e práticas sócio-caritativas na zona de fronteira e procurar oportunidades de financiamento que suportem as iniciativas comuns.

Ficou ainda definida a realização de encontros bilaterais entre as Cáritas Diocesanas da raia, a acontecer em Abril e Maio.

No próximo Encontro Ibérico, que ocorrerá na cidade espanhola de Cáceres nos dias 2 e 3 de Outubro, serão avaliados os compromissos agora assumidos.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top