Responsável pelas Igrejas Orientais escreve aos Bispos de todo o mundo
Como acontece há séculos, os católicos de todo o mundo são convidados nesta Sexta-feira Santa a ajudar as comunidades da terra natal de Jesus, contribuindo materialmente para o seu sustento
Por disposição explícita dos Papas, a Igreja dedica este dia à oração e à “colecta” para a comunidade católica que vive na Terra Santa e para a manutenção dos Lugares Santos.
O primeiro núcleo da assim chamada “Colecta em favor da Terra Santa” remonta ao Papa Martinho V, que estipulou em 1421 as normas sobre a arrecadação das ofertas para tal fim. Esta Colecta sempre teve carácter pontifício; e foi confirmada por Paulo V, no Breve “Cœlestis Regis”, de 22 de Janeiro de 1618, e Bento XIV com o Breve Apostólico “In supremo militantis Ecclesiæ”, de 7 de Janeiro de 1746. O último documento pontifício dedicado exclusivamente à Terra Santa e à “colecta” foi a Exortação Apostólica de Paulo VI “Nobis in animo”, de 25 de Março de 1974.
O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, solicita o apoio de toda a Igreja Católica para os fiéis da Terra Santa.
Na mensagem deste ano, o Cardeal argentino fala do problema da crescente emigração de cristãos, lemrbrando a visita de Bento XVI à região, em Maio de 2009. “Sublinhando fortemente o problema incessante da emigração, Sua Santidade recordou que «na Terra Santa há lugar para todos!». Exortou as autoridades a favorecer a presença cristã, mas ao mesmo tempo assegurou aos cristãos daquela Terra a solidariedade da Igreja”, referiu.
“Os cristãos do Oriente têm, com efeito, uma responsabilidade que é da Igreja universal, a de custodiar as «origens cristãs», os lugares e as pessoas que deles são sinais, para que estas origens sejam sempre a referência da missão cristã, a medida do futuro eclesial e de sua segurança. Portanto, merecem o apoio de toda a Igreja”, acrescenta o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.
A Congregação publica ainda um documento informativo, que ilustra as obras realizadas pela Custodia da Terra Santa com a Colecta de 2009.