Porto: Diocese divulgou logotipo do Sínodo Diocesano, que nasce das «ideias centrais» da rede e da cruz

João Lopes Cardoso explica que é «comunhão, escuta e corresponsabilidade de todo o Povo de Deus», e Cristo «no coração dessa comunidade»

Porto, 05 ago 2025 (Ecclesia) – A Diocese do Porto divulgou a identidade gráfica do Sínodo Diocesano, um logotipo da autoria de João Lopes Cardoso, que nasceu das “ideias centrais” da rede e da cruz, para a caminhada intitulada ‘Ser Porto: formar, reformar, transformar’.

“A marca ‘Ser Porto’ foi desenhada para dar corpo visual ao Sínodo Diocesano do Porto, convocado sob o lema ‘Ser Porto: formar, reformar, transformar’. O símbolo nasce de duas ideias centrais ao processo sinodal: a rede – comunhão, escuta e corresponsabilidade de todo o Povo de Deus – e a cruz – Cristo no coração dessa comunidade”, explica o autor da identidade gráfica do Sínodo Diocesano do Porto, citado pelo jornal ‘Voz Portucalense’.

João Lopes Cardoso, com formação artística e conhecimentos em design gráfico, assinala que a rede é construída por “módulos em forma de arco entrelaçados como elos de um tecido”, e cada elemento, isoladamente, “é apenas um fragmento”, mas ligado aos restantes, forma uma malha contínua e coerente.

“É a imagem gráfica da sinodalidade, ‘todos, todos, todos’, como pede o bispo do Porto no decreto de convocação e da passagem de uma Igreja de âmbitos sectoriais para uma Igreja em rede, onde cada batizado é um nó de comunhão”, desenvolveu.

O autor do logotipo do Sínodo Diocesano do Porto salienta ainda que, no “centro dessa malha”, dois elos cruzam-se e destacam-se a vermelho, “formando uma cruz, é Cristo ao centro da rede”.

“Não um elemento externo que a organiza de fora, mas o ponto em que a comunhão se cruza e ganha sentido. A cruz não substitui a rede, emerge dela, é feita da mesma matéria, para significar que a vida sinodal e a fé pascal são uma só realidade”, acrescentou João Lopes Cardoso, que já trabalhou na Diocese do Porto, nomeadamente no Gabinete de Comunicação.

O fotógrafo e criativo destaca ainda que a “dupla leitura” da identidade gráfica do Sínodo Diocesano do Porto – a rede completa e a cruz isolada – dá origem a duas versões do logótipo, com múltiplas utilizações e aplicações: a versão de rede, “mais simbólica e contemplativa”, para capas, cartazes e “momentos de maior densidade visual”, enquanto a versão horizontal, com a cruz destacada junto ao nome ‘Ser Porto’, “para uso regular” em estacionários, redes sociais e aplicações “onde é necessária identificação rápida”.

O jornal ‘Voz Portucalense’ da Diocese do Porto informa que “tudo sobre a utilização” do logotipo do Sínodo Diocesano está no ‘Manual de Normas Gráficas’ publicado nas páginas do sínodo e desta Igreja local na internet.

A Diocese do Porto publicou online a Carta Pastoral para o Sínodo Diocesano 2026–2028 ‘Ser Porto: Formar – reformar – transformar’, assinada a 4 de junho, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, e bispos auxiliares, D. Vitorino Soares (entretanto nomeado bispo do Algarve), D. Joaquim Dionísio, D. Roberto Mariz.

O Sínodo Diocesano do Porto vai decorrer até 4 de junho de 2028, dia de Pentecostes; na sua página na internet, também encontra-se o regulamento geral desta caminhada, a oração e o hino, com 10 estrofes.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top