Viseu: Mosteiro concepcionista acolhe festa de Santa Beatriz da Silva

Foto: Diocese de Viseu

Viseu, 04 ago 2026 (Ecclesia) – O Mosteiro de Santa Beatriz, das monjas concepcionistas na Diocese de Viseu, vai acolher as celebrações em honra de Santa Beatriz da Silva, fundadora da Ordem da Imaculada Conceição, nos dias 16 e 17 de agosto.

“O programa religioso e cultural convida a comunidade e os fiéis a participar em dois dias de oração, música e devoção”, informa a Diocese de Viseu, em comunicado enviado esta terça-feira, 4 de agosto, à Agência ECCLESIA.

As festas em honra de Santa Beatriz da Silva começam com um concerto do grupo ‘Ançãble’, “proporcionando um momento musical à comunidade”, no dia 16 de agosto, domingo, às 16h30.

O programa continua, nesse dia da festa litúrgica da Santa Beatriz da Silva, com a oração de vésperas, pelas 17h30, no mosteiro das monjas concepcionistas, antes da procissão em honra da santa portuguesa.

No dia seguinte, 17 de agosto, segunda-feira, as celebrações terminam com a Missa presidida pelo bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, às 18h30.

Esta Eucaristia vai reunir as monjas concepcionistas, fiéis e devotos para “homenagear Santa Beatriz da Silva, reforçando a dimensão espiritual desta festividade”.

2026, é o Ano Jubilar de Santa Beatriz da Silva, este Ano Jubilar Concepcionista foi decretado pela Penitenciária Apostólica (Prot. N. 02917/2025-982/25/1), pelo 50.º  aniversário da Canonização de Santa Beatriz da Silva, no dia 3 de outubro de 1976, pelo Papa São Paulo VI, na Basílica de São Pedro, e por ocasião dos 100 anos da sua beatificação, pelo Papa Pio XI, em 1926.

O Mosteiro de Santa Beatriz foi oficialmente designado pela Santa Sé como Igreja Jubilar da Ordem e local de peregrinação ao longo deste ano especial, permitindo aos fiéis obter a indulgência plenária.

A 3 de outubro, data da canonização, o mosteiro concepcionistas em Viseu pretende benzer uma imagem de Santa Beatriz da Silva, que será colocada à entrada do edifício, numa celebração aberta à comunidade.

Ao longo deste Ano Jubilar, as religiosas querem dar a conhecer, de uma forma mais próxima, a espiritualidade e o carisma de Santa Beatriz da Silva, fundadora da Ordem da Imaculada Conceição, marcada pela vida de clausura monástica, pela prática contemplativa e pela profunda devoção à Virgem Maria, aproximando assim a comunidade do seu testemunho e missão.

Uma relíquia da santa portuguesa peregrinou por várias paróquias da Diocese de Viseu, proporcionando “momentos de oração, veneração e reflexão junto das comunidades locais”, esta iniciativa permitiu aproximar os fiéis da fundadora da Ordem da Imaculada Conceição.

Santa Beatriz da Silva

Santa Beatriz da Silva nasceu em Campo Maior, por volta de 1436, passou à corte de Castela, em 1447, como dama de honor da sua parenta, a infanta Isabel de Portugal, mas retirou‑se da corte, para se dedicar a uma vida cristã mais perfeita, e viveu no convento da Ordem de São Domingos em Toledo, durante mais de 30 anos.

Em 1484, a religiosa portuguesa fundou um instituto que, mais tarde, tomou o título de Ordem da Conceição da Virgem Maria ou Concepcionistas, alcançou uma primeira aprovação papal para a sua comunidade monástica, em 1489, através da bula ‘Inter Universa’, do Papa Inocêncio VIII.

A Ordem da Conceição da Virgem Maria obteve a bula fundacional ‘Ad Statum Prosperum’, no ano de 1511, com a assinatura de Júlio II, após a morte de Santa Beatriz da Silva, que faleceu com fama de santidade, em 1492.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Agosto 2026
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Scroll to Top