Com o objectivo de ajudar os cristãos de V. N. de Famalicão a viver este tempo da Quaresma, que a Igreja vive e celebra por estes dias que antecedem a festa da Páscoa, o Arciprestado promove quatro Conferências Quaresmais a realizar nos quatro primeiros domingos da Quaresma, sendo estas subordinadas a uma temática fundamental na vida e na vivência e celebração da fé de todos os crentes, os Sacramentos.
Assim sendo, a primeira destas Conferências realizou-se no passado domingo, dia 21 de Fevereiro, entre as 18h00 e as 18h45 na Igreja Nova Matriz de V. N. de Famalicão, sendo desta feita orientada pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Manuel Linda.
Enquanto que as três Conferências que se seguem incidirão em determinados Sacramentos, em concreto, esta primeira procurou aprofundar esta temática de um ponto de vista global e genérico.
A Conferência iniciou e desenrolou-se integrada num momento de oração, onde, para além das palavras de introdução e acolhimento, primeiro do Arcipreste, o P.e Mário Martins, e depois do Bispo D. Manuel Linda, a proclamação da Palavra teve lugar central.
O texto bíblico proclamado foi retirado do livro dos Actos dos Apóstolos, relatando a descida do Pentecostes sobre os apóstolos, o discurso de Pedro à multidão e as primeiras conversões. Foi a partir deste mesmo texto, que de seguida, D. Manuel Linda iniciou a sua exposição.
Assim, em ano dedicado pela nossa Arquidiocese ao tema “Acolhemos a Palavra”, começou por salientar que “não podemos falar em Sacramentos sem o contacto com a Palavra”, na medida em que “a Palavra e os Sacramentos interligam-se e supõem-se”.
Depois disso, e procurando explicar o porquê de recorrermos a determinados ritos, D. Manuel frisou que “necessitamos de símbolos que aperfeiçoam e complementam a linguagem falada, que reforçam as palavras e dão-lhe um significado mais profundo, conduzindo-nos, para lá da realidade, até ao mistério”.
Por outro lado, e dando vida às palavras proferidas por Cristo na última Ceia, “Fazei isto em memória de Mim”, salientou que “todos os Sacramentos recordam vivamente actos que Jesus faz em nosso favor”, acrescentando ainda que “os Sacramentos são, de facto, acções de Jesus Cristo, que nós recordamos e actualizamos, mas também acções da Igreja, … não dependendo os mesmos da eficácia do sacerdote que os administra, mas do próprio Jesus Cristo”.
D. Manuel Linda focou ainda os efeitos dos Sacramentos, citando o nº 4 da Constituição sobre a Sagrada Liturgia emanada do Concílio Vaticano II. Logo, esses efeitos são, essencialmente, três: “a santificação dos homens, na medida em que os unem ao Santo dos santos; a edificação da Igreja, que se mantém viva e cresce pela graça dos Sacramentos; e o facto de constituírem a expressão mais elevada do culto que podemos dar a Deus”.
Ao terminar a sua abordagem, o Bispo Auxiliar de Braga deixou três pedidos aos cristãos presentes. Deste modo, salientou a importância de “meditarmos e reconhecermos a excelência e o valor enorme dos Sacramentos”, sem esquecer a necessidade de “ajudarmos os não crentes ou os menos crentes a apreciar os mesmos, recuperando, sobretudo, o sentido da Missa de domingo”. Por último, pediu ainda que “preparemos bem os Sacramentos, particularmente a Eucaristia dominical, na medida em que a dignidade do acontecimento salvífico assim o exige”.
Esta Conferência, que terminou ainda com um novo momento de oração, constituiu assim uma excelente oportunidade para os para os cristãos do Arciprestado de V. N. Famalicão viverem este tempo da Quaresma de forma mais séria e comprometida, ajudando cada um a aproximar-se mais de Deus, acolhendo-O fielmente na Sua Palavra e celebrando a sua presença amorosa nos Sacramentos, rumo à alegria pascal.
As Conferências Quaresmais terão continuidade nos três próximos domingos, à mesma hora e no mesmo local, sendo orientadas, de forma repartida, pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, e por D. Manuel Linda.
No próximo domingo, dia 28 de Fevereiro, abordar-se-ão dois dos Sacramentos de Iniciação Cristã, o Baptismo e a Confirmação. O terceiro domingo da Quaresma, dia 7 de Março, será dedicado ao Sacramento da Reconciliação, vulgarmente conhecido por Confissão, que ganha particular e singular riqueza e importância no tempo da Quaresma, que nos convida precisamente à penitência e à conversão.
A quarta e última Conferência, a realizar no dia 14 de Março, será dedicada à Eucaristia, Sacramento de amor por excelência, onde Cristo Se torna presente e vivo para Se dar sobre o altar, como outrora na Cruz, sendo, assim, evocação plena e perfeita do mistério pascal.
Departamento Arciprestal da Comunicação Social