Leiria: Grupo de 20 universitários dedicou-se à reconstrução e levou «esperança» ao Souto da Carpalhosa, após tempestades

Jovens participaram no campo de voluntariado «Remendos» durante uma semana

Foto: Freguesia de Souto da Carpalhosa

Leiria, 20 jul 2026 (Ecclesia) – Um grupo de 20 universitários dedicou-se, entre 18 e 25 de julho, a reconstruir espaços e a apoiar a comunidade de Souto de Carpalhosa, em Leiria, no âmbito de um campo de voluntariado católico, após as tempestades de janeiro.

Segundo informa a Diocese de Leiria-Fátima, os voluntários, movidos pela vontade de colocar os seus talentos ao serviço dos outros, dedicaram-se à pintura e recuperação de diferentes espaços da comunidade.

Ao mesmo tempo, os universitários percorreram as ruas e bateram de porta em porta para levar companhia, escuta e esperança aos munícipes mais isolados e frágeis.

O campo de voluntariado católico “Remendos” incluiu também momentos de oração, com a celebração da Eucaristia com a comunidade, bem como uma vigília de oração que reuniu dezenas de locais em oração na igreja matriz.

“Esperávamos remendar, mas fomos remendados! Nos braços abertos que tão calorosamente nos receberam, nos sorrisos de cada visita, nos conselhos e desabafos, nos encorajamentos ao trabalho realizado, nos bolos que nos chegavam à porta de casa…”, pode ler-se na partilha dos estudantes citada pela diocese.

O grupo expressa que “em todos estes gestos” aprendeu “uma grande lição: os soutenses foram, e são, pessoas que já enfrentaram tantos obstáculos, mas mesmo assim deram tudo o que tinham e que não tinham para agregar” à visita dos estudantes “o sentimento de casa!”.

“É impossível partir indiferente quando se experimenta um acolhimento tão genuíno. Descobrimos que a verdadeira riqueza não se mede pelo que se possui, mas pela capacidade de fazer do outro família! Percebemos que o amor, quando é oferecido sem esperar nada em troca, multiplica-se sempre!”, assinalam os jovens.

Ao longo destes dias, os estudantes afirmam que procuraram viver o Evangelho na sua simplicidade, fazendo deles o convite de Jesus: “Vocês receberam de graça; deem também de graça” (Mt 10, 8).

“Partimos com o desejo sincero de dar o nosso tempo, a nossa energia e o nosso carinho. E regressamos com a certeza de que recebemos infinitamente mais!”, salientam.

Os universitários deixam uma “palavra de profunda gratidão à comunidade do Souto da Carpalhosa, ao Centro Social e Paroquial, à Junta de Freguesia e à paróquia, cuja disponibilidade, dedicação e colaboração tornaram possível esta semana de serviço”.

“A todos os que, de uma forma discreta, mas indispensável, contribuíram para que cada dia fosse vivido com alegria e sentido: o nosso genuíno obrigado!”, exprimem.

O grupo destaca que “campo Remendos chega ao fim, mas leva consigo a certeza de que há remendos que permanecem para sempre”.

“Porque, quando nos dispomos a servir de coração aberto, Deus encontra sempre forma de remendar também a nossa própria vida. E é precisamente isso que todos levamos connosco: a convicção de que fomos para dar, mas regressámos profundamente transformados por tudo aquilo que, gratuitamente, recebemos”, conclui.

Seis meses depois da tempestade Kristin, a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima informa que o Fundo de Emergência Social ativado após a intempérie já aprovou 505 988,86 euros em apoios, beneficiando diretamente 122 pessoas.

O relatório do primeiro semestre de atividade contabiliza a instrução de 131 processos, indicando que a “reparação e reconstrução de habitação” representa 93,2% da verba aprovada.

LJ/OC

Leiria: Cáritas diocesana mobiliza mais de meio milhão de euros para vítimas da tempestade Kristin

Partilhar:
Scroll to Top