Igreja/Saúde: Margarida Neto vai proferir conferência no congresso mundial dos médicos católicos
Lisboa, 29 jul 2026 (Ecclesia) – A presidente da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP), Margarida Neto, vai representar Portugal no Congresso Mundial de Médicos Católicos, a realizar de 30 de julho a 01 de agosto, no Brasil, e vai proferir uma conferência sobre «Ser católico e ser médico: identidade, conflitos e perseverança».
O início do encontro será na Paróquia Nossa Senhora da Esperança (Brasília – Brasil) com uma celebração que será presidida pelo Arcebispo de Brasília, cardeal D. Paulo Cezar da Costa.
O XXVII Congresso Mundial de Médicos Católicos (FIAMC World Congress) propõe três dias de “formação, espiritualidade e de troca de experiências sobre a prática médica em todo o mundo”.
O congresso tem como tema central «Médicos católicos entre as revoluções industrial e digital».
A missa de encerramento vai será presidida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), D. Ricardo Hoepers.
A médica Margarida Neto, presidente da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP), representa a associação no Congresso Mundial das Associações de Médicos Católicos.
No dia 01 de agosto, José Diogo Ferreira Martins, português, cardiologista pediátrico, associado e antigo presidente da AMCP e atual secretário-geral da Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos (FIAMC), será um cinco oradores da sessão subordinada ao tema «Medicina, ética e testemunho cristão na universidade na era da Inteligência Artificial», na qual participarão outros médicos e investigadores, do Brasil, da Croácia e dos Estados Unidos da América.
LFS

