Coimbra: Conferências Quaresmais em S. José

Neste ano sacerdotal, as paróquias da cidade, propõem que as Conferências Quaresmais sejam dedicadas ao tema “Padres para quê?”

A primeira conferência terá lugar no dia 25 de Fevereiro sob o tema “Padres que conheci… sacerdócio, religião e laicidade” e será proferida pelo Professor Doutor Luís Reis Torgal. Na sua dissertação, o catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra irá recordar “a sua amizade com um Padre fora de série”, muito conhecido entre nós, tendo sido director do “Correio de Coimbra” e que foi tese de mestrado de Inês Gambini, por sugestão e orientação do próprio. Estamos a falar do Cónego Urbano Duarte, figura eclesiástica que marcou gerações.

A 4 de Março, a Dr.ª Graça Franco, directora de informação da Rádio Renascença procurará ter uma panorâmica da imagem do padre que aparece na comunicação social. Graça Franco iniciou a sua carreira no Jornal Diário de Notícias e chegou a integrar os quadros da Rádio Renascença, estando posteriormente ligada à fundação do semanário O Independente, do jornal Público e da TVI.

No dia 11 de Março, o Bispo de Aveiro dará a perspectiva da Igreja, base da verdadeira missão de padre e de uma correcta apreciação da sua vida e ministério. “O Padre na doutrina da Igreja” é o tema de D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

A imagem do padre vista por um leigo activo e dinâmico da paróquia de S. José é outra abordagem das conferências quaresmais, que terá lugar a 18 de Março, sob o tema “O Padre ao serviço do Povo de Deus”, orientado pelo Professor Doutor Domingos Xavier Viegas, da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.

Por fim, as Conferências Quaresmais da cidade terminam com a presença do ilustre Professor Doutor Gomes Canotilho, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra que abordará o tema “Igreja e sociedade”. Uma oportunidade de poder ouvir uma figura, não muito ligado à Igreja, mas atento à realidade histórica e social do mundo ocidental.

As Conferências Quaresmais realizam-se às quintas-feiras, pelas 21h15, no Salão Polivalente da Igreja de S. José. Como já é habitual, esta iniciativa é organizada pelas paróquias da cidade: S. António dos Olivais, S. Bartolomeu; Santa Clara; Santa Cruz; Torres do Mondego; Ceira, Nossa Senhora de Lurdes e a Reitoria de S. João Baptista.

Na nota de imprensa, o Padre João Castelhano, da Igreja de S. José, refere a necessidade das comunidades cristãs terem uma consciência esclarecida do seu lugar na Igreja, como membros de um “Povo Sacerdotal”, e do lugar e relação com o sacerdócio ministerial dos cristãos consagrados, os sacerdotes.

Segundo Bento XVI, na sua Carta aos Sacerdotes, “o Ano Sacerdotal pretende contribuir para fomentar a renovação interior de todos os sacerdotes para um testemunho evangélico mais vigoroso e incisivo”. Noutro ponto, diz que “deseja evidenciar os espaços de colaboração que é imperioso estender cada vez mais aos fiéis leigos, com os quais os presbíteros formam um único povo sacerdotal”.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR