Diocese junta-se ao Algarve, Leiria-Fátima e Viseu
O Bispo de Viana do Castelo, D. José Pedreira, que ontem ouviu o Conselho Presbiteral, determinou que uma parte da Renúncia Quaresmal da diocese será destinada à reconstrução do Haiti. A diocese junta-se assim às do junta-se ao Algarve, Leiria-Fátima e Viseu, que já anunciaram decisão semelhante.
A parte dos fundos recolhidos junto dos fiéis, fruto da sua “penitência quaresmal”, será canalizada através da Cáritas para a ajudar as suprir as carências das populações daquele país que foi devastado por um terramoto.
D. José Pedreira, recentemente publicou uma “Exortação Pastoral” em que desafia as comunidades cristãs desta diocese a partilharem dos seus bens materiais para, satisfeitas as necessidades primárias mais imediatas de toda a população, a reconstrução das infra-estruturas da Igreja local, a fim de dar continuidade a toda a sua acção evangelizadora.
As outras partes deste dinheiro, da Renúncia Quaresmal, serão canalizadas para o Seminário Diocesano, para a Casa Sacerdotal e para um fim «a destinar» pelo Bispo Diocesano.
O Conselho Presbiteral de Viana do Castelo, na sua reunião ordinária, dedicou os seus trabalhos a uma análise aprofundada do esboço do Estatuto do Arciprestado, do Arcipreste e do Colégio de Arciprestes.
Esta versão, agora em análise e discussão já continha os contributos da discussão da reunião anterior, mas, mesmo assim, os membros apresentaram algumas sugestões e outras tantas interrogações.
A “novidade” deste Estatuto está num conjunto de faculdades que poderão vir a ser delegadas pelo Bispo Diocesano nesta «figura supra-paroquial» que coopera com o Prelado na coordenação de toda a acção pastoral.
Por falta de tempo, o Conselho Presbiteral apenas aflorou a outra temática que estava na agenda: Estatuto das Unidades Pastorais.
Este esboço para trabalho e estudo contempla, pelo menos, dois modelos de Unidade Pastoral que, presume-se, não será de aplicação imediata, mas de resposta à exigências de mudança que a sociedade está a colocar, a este nível, à Igreja.
A próxima reunião deste Conselho Presbiteral de Viana do Castelo, que vai continuar a reflexão destas problemáticas, está agendada para o próximo dia 1 de Junho.
Paulo Gomes/Redacção