Semana de Estudos Teológicos analisa História e perspectiva futuro
A relação entre a Igreja e a República estará no centro das conferências e debates da 19.ª Semana de Estudos Teológicos de Viana do Castelo, que decorre entre os dias 8 e 11 de Fevereiro.
O tema pretende estabelecer uma ponte entre a actualidade eclesial e a sociedade, como explicou à Agência ECCLESIA o Pe. José Correia Vilar: “O Instituto Católico insere-se na Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas, pelo que temos recebido algumas sugestões no sentido de o programa lectivo e as actividades extra-curriculares versarem o diálogo com a cultura e não se resumirem às questões teológicas”.
“Este ano – prosseguiu – pensámos em olhar para o encontro entre a Igreja e a República, não apenas no sentido histórico, mas também através do lançamento de propostas para o futuro”.
O director da Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas pretende que a análise deste período supere perspectivas simplistas: “Não queremos que a Semana de Estudos defenda a tese de que antes de 5 de Outubro de 1910 havia uma relação de santos entre as instâncias estatais e eclesiais e que, depois dessa data, chegou uma República de pecadores que marginalizou a Igreja”.
Nesta Segunda-feira, o historiador António Matos Ferreira, docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, falará sobre os “Preâmbulos da República”, descrevendo a situação social, política e religiosa, bem como as causas que conduziram ao novo regime político.
A resenha do período entre 1910 e 2010 será o tema a abordar na Terça-feira pelo Cón. João Seabra.
O investigador José Eduardo Franco reflectirá, na Quarta-feira, sobre a realidade das Ordens Religiosas a 5 de Outubro de 1910, situando-a no seguimento da “intransigência” de que foram vítimas no período da Monarquia.
No último dia, o presidente do Conselho de Administração da Rádio Renascença, Cón. João Aguiar Campos, deter-se-á sobre o panorama actual da relação entre a Igreja e a República, lançando desafios para o futuro.
A Semana de Estudos Teológicos, que decorrerá no Instituto Católico, é aberta ao público. As inscrições são feitas no local antes do início das sessões, marcado para as 21h30.
Mais informações: telefone 258 82 32 63 (Instituto Católico de Viana do Castelo).