Protagonistas da cultura portuguesa serão convidados para ouvir Bento XVI
Bento XVI encontrar-se-á com as “grandes forças criativas”, os “protagonistas da cultura portuguesa” no encontro agendado para o dia 12 de Maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, durante a visita a Portugal. Organizado pelo Patriarcado de Lisboa, este Encontro do Papa com o mundo da cultura incluirá representações de todo o país. “Nós gostávamos que o Encontro do Santo Padre com o mundo da cultura fosse representativo e estivessem presentes as grandes forças criativas do nosso país”, referiu o Pe. José Tolentino Mendonça, Director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que integra também o grupo organizador deste Encontro de Bento XVI com o mundo da cultura.
Este evento “é o único momento não celebrativo” da viagem de Bento XVI. Para o Pe. José Tolentino Mendonça, esta especificidade “potencia um diálogo com as fronteiras da Igreja”. “Gostávamos que fosse um encontro amplamente aberto e estivessem presentes todos os que gostassem de ouvir o Papa”. “O único limite é o limite da sala” (1200 lugares), referiu o Director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, intervindo no 6º Encontro de Referentes da Pastoral da Cultura.
Neste encontro, D. Manuel Clemente, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura Bens Culturais e Comunicações Sociais fará uma intervenção, de “enquadramento do evento”. Depois, será um “extraordinário representante da nossa cultura”, Manoel Oliveira, a fazer uma breve alocução de boas vindas ao Papa.
Neste encontro, Tolentino Mendonça valoriza sobretudo “o discurso, a lição que Bento XVI fará aos protagonistas da cultura portuguesa”.
Os três momentos deste Encontro serão acompanhados por música também de origem portuguesa.