Retiro popular para viver a Quaresma

«Viver em comunhão na Igreja» é o tema do “retiro popular” que o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, propõe aos diocesanos para a Quaresma.

A iniciativa destina-se “a todos os fiéis e pode ser vivido em grupos paroquiais, familiares, de movimentos, associações, comunidades religiosas. Podem também constituir-se grupos espontâneos que se reúnem em casas familiares ou outros lugares apropriados” – realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A temática insere-se no dinamismo pastoral apontado para o presente ano, em que D. António Marto convida os seus diocesanos a viver e promover a comunhão e a co-responsabilidade em todas as comunidades cristãs. Em ordem a alimentar a espiritualidade de comunhão, propõe então de novo que a Quaresma seja vivida mediante um grande “retiro do povo de Deus, sob a forma de encontros de “lectio divina”, em grupos, quais células vivas de comunhão”.

Além dos seis temas, apresentados de modo acessível a qualquer pessoa ou grupo, o guião inclui orientações pedagógicas sobre a leitura orante da palavra de Deus (lectio divina), sugestões de cânticos e outras indicações para quem se propõe orientar ou fazer o retiro popular.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top