D. Manuel Clemente lançou a Diocese do Porto numa Missão especial para 2010, com o objectivo de levar ainda mais além a acção da Igreja
D. Manuel Clemente lançou a Diocese do Porto numa Missão especial para 2010, com o objectivo de levar ainda mais além, na quantidade e na qualidade das propostas e dos destinatários, o anúncio evangélico. Em entrevista à Agência ECCLESIA, precisa quais os objectivos e os modos de acção escolhidos para levar a iniciativa a bom porto.
Agência ECCLESIA (AE) – Em 2010, a diocese do Porto está em Missão. Como será o «Modus operandi» desta iniciativa?
D. Manuel Clemente (MC) – A Missão 2010 tem um objectivo e um esquema muito simples. Em relação ao objectivo, as comunidades cristãs da diocese do Porto vão um pouco mais longe e mais fundo naquilo que já fazem habitualmente. Essa é a finalidade. Ganha uma dinâmica missionária: que aquilo que fazem, celebram e realizam seja mais projectado. Chegue a mais gente. Não se trata de fazer coisas novas, mas ir mais longe naquilo que se faz.
AE – Colocar profundidade e criatividade…
MC – Sim. Por isso, é proposto para cada mês que peguem naquilo que já é muito natural acontecer. Ao longo deste mês de Janeiro é habitual realizarem-se as janeiras nesta diocese. Com a Missão 2010, muitas paróquias onde não se cantavam as janeiras recuperaram-nas e noutras comunidades procurou-se inovar. As janeiras estão na alma do povo da diocese do Porto. Neste contexto poderão ser aproveitadas como realidade evangelizadora.
AE – Todos os meses haverá uma actividade de referência?
MC – Que será organizada por um dos secretariados diocesanos. Estes repartiram os meses entre si. Estas actividades são mais visíveis, mas o que vale é o que tem acontecido desde o dia 1 de Janeiro. Depois de Janeiro temos o Carnaval onde reinará a alegria. Fomos à fonte da alegria que reside muito na oração e no encontro celebrativo. Pretendemos que as comunidades cristãs, ao longo do mês de Fevereiro, desenvolvam mais esse sentido da fonte da alegria. Haverá uma actividade de referência: Taizé no Porto.
AE – Os secretariados estão todos mobilizados para as actividades de referência e o acompanhamento durante os dias do mês?
MC – Todos. Para cada mês há um tema. As comunidades são chamadas a tratar esse tema com aquilo que já fazem ou acrescentando alguma criatividade para chegar a mais gente.
AE – Uma forma de revigoramento do catolicismo.
MC – Felizmente, isso já se nota. As comunidades estão empenhadas e a prepararem-se para esta missão. Quem seguir o site da diocese do Porto (http://www.diocese-porto.pt/) pode ver, diariamente, o que vai surgindo.
AE – Uma «Missão 2010» que deixará marca nos cristãos da diocese.
MC – A ideia é essa. Queremos chegar a Dezembro de 2010 e notarmos que existe uma intencionalidade muito maior de transportar o evangelho às diversas zonas da nossa sociedade e cultura.
AE – A visita de Bento XVI ao Porto (14 de Maio) será integrada na «Missão 2010»?
MC – Sim. Nós sugerimos a Bento XVI que tratasse – no Porto – o tema da dimensão missionária e evangelizadora da Igreja.