Haiti: Vaticano lamenta falta de ajuda no terreno

“Condições de pesadelo”, dificuldades logísticas enormes”, “caos”, “situação catastrófica”: estes sãos os termos utilizados pelo jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”, num artigo dedicado ao esforço humanitário para socorrer a população do Haiti, mais de uma semana depois do terrível terramoto que atingiu o país.

No artigo intitulado “Ainda sozinhos”, destaca-se que “é palpável a situação de pesadelo na qual se encontram os sobreviventes”.

“De facto, uma grande parte da população ainda sobrevive sozinha por causa da dificuldade de racionalizar as ajudas num país sem nenhumas estruturas”, pode ler-se.

O jornal do Vaticano destaca a “busca desesperada por água e alimento, o calor que aumenta o perigo de infecções, a violência dos bandos armados”, lembrando o alerta do Comité Internacional da Cruz Vermelha que fala da já citada “situação catastrófica” e de epidemias que podem chegar a qualquer momento.

O artigo do “Osservatore Romano” recorda ainda que “respondendo ao pedido do Conselho Pontifício Cor Unum, a Catholic Relief Services – agência humanitária internacional dos bispos dos Estados Unidos – coordena a acção de socorro da Igreja no Haiti”.

Os esforços conjuntos entre esta agência, a Conferência Episcopal do Haiti, a Nunciatura Apostólica e agências caritativas católicas deram início a intervenções em doze lugares diferentes para distribuir alimentos, roupas e medicamentos.

(Com Rádio Vaticano)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top