Bento XVI já acabou de escrever a segunda parte de seu livro “Jesus de Nazaré”, segundo confiou ao rabino norte-americano e seu amigo Jacob Neusner. A informação foi publicada no jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”.
O rabino é considerado um dos autores mais prolíficos da história, tendo escrito 950 livros, alguns dos quais – como ele esclarece – são reedições de escritos já publicados.
Jacob Neusner está ligado ao Papa por uma amizade epistolar há vários anos, mas só o conheceu pessoalmente em 2008, durante a visita do pontífice a Nova Iorque. “Sempre estimei o estudioso Joseph Ratzinger pela sua honestidade e lucidez, e estava muito interessado em poder ter um encontro e conhecer a sua pessoa”, confessou.
A audiência durou 20 minutos, segundo disse Neusner ao jornal do Vaticano: “Foi o tempo suficiente para um belo encontro entre dois professores; falamos dos nossos livros e ele contou que já acabou de escrever o segundo volume do seu «Jesus de Nazaré»”, revelou.
Bento XVI cita o rabino no quarto capítulo da primeira parte de “Jesus de Nazaré”, dedicada ao “Sermão da Montanha”. Nascido em 1932 em Hartford (Connecticut), Neusner veio a Roma para presenciar a visita de Bento XVI à Sinagoga, no passado Domingo, e participar num debate público com o arcebispo e teólogo italiano Bruno Forte, sobre o “Sermão da Montanha”, no Auditório de Roma.
“Jesus de Nazaré” é um recordista de vendas: com tiragem superior a dois milhões de cópias, em dezenas de línguas, pode ser encontrado em 22 países.
(Com Rádio Vaticano)