Bispos Católicos encorajam à paz na Terra Santa

Conferências Episcopais da Europa e América do Norte representadas

A Coordenação das Conferências Episcopais da Europa e da América do Norte encorajou todos os líderes políticos e pessoas de boa vontade na busca de uma paz justa na Terra Santa.

«Pedimos a todas as pessoas para apoiar as entidades oficiais que tomam iniciativas corajosas para uma resolução justa do conflito – uma solução de dois Estados com segurança e reconhecimento de Israel e um Estado viável e independente para os palestinianos. Para nós, isto não é apenas política, é um assunto básico nos direitos humanos fundamentais», conforme se pode ler no comunicado.

Uma questão que foi trazida à tona foi o crescente distanciamento entre israelitas e palestinianos, onde a falta de contacto humano mina a confiança e o diálogo. Em visitas às paróquias de toda a Cisjordânia, na Universidade de Belém e no seminário de Beit Sahour os Bispos ouviram as histórias do quotidiano. Apesar da falta de progresso de uma solução de dois Estados para todos, os bispos acreditam que o progresso é possível com determinação e apoio internacional.  

«Apesar das feridas desta terra, o amor e a esperança estão vivos. A Paz com justiça está ao alcance de cada um, mas os líderes políticos e todas as pessoas de boa vontade precisam de coragem para a alcançar», é a frase conclusiva do comunicado.

A Coordenação representa as Conferências Episcopais Católicas da Europa e América do Norte. Foi formada em Jerusalém em 1998, a pedido da Santa Sé. Os bispos reúnem-se com os Ordinários da Terra Santa, todos os anos e através da oração, incentivam a peregrinação e persuasão política pretendendo demonstrar a solidariedade com a Igreja local no difícil clima socio-político. Este ano o foco era a situação crucial em Jerusalém Oriental: confisco de bens e expulsões.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR