Identidade do padre perante os desafios contemporâneos

Congresso Internacional decorre em Braga de 12 a 15 de Janeiro

Ao longo de 4 dias (12 a 15 de Janeiro), os participantes do Congresso Internacional sobre o Presbítero pretendem aprofundar a melhor forma de traduzir “a identidade do padre no contexto dos desafios contemporâneos” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Tiago Freitas, responsável pelo sector da Comunicação Social desta iniciativa, a realizar em Braga.

Para além das várias conferências, será apresentado um estudo que indicará como as pessoas vêem o padre e o que dele esperam. Foi orientado pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica. “Para além deste estudo será também apresentado o resultado das reflexões de alguns grupos paroquiais que foram seleccionados segundo as várias tipologias eclesiais da arquidiocese” – sublinhou o Pe. Tiago Freitas.

Para além do referido objectivo, o presbitério de Braga pretende “colocar questões, abrir horizontes, caminhar em conjunto para servir mais e melhor o povo de Deus e, naturalmente, a sociedade em geral”.Este congresso pretende celebrar o Ano Sacerdotal – proclamado por Bento XVI – e os 450 anos do Seminário Conciliar, fundado por Frei Bartolomeu dos Mártires. A parte final do congresso será no edifício do Seminário Conciliar e a restante será no Auditório Vita daquela cidade.

A questão vocacional não é a grande prioridade desta actividade. “Queremos reflectir sobre a identidade do sacerdote para ajudar o povo de Deus e a sociedade” – realça aquele responsável. E acrescenta: “é uma actualização do modelo deixado por Jesus”. A disponibilidade do sacerdote para estar com as pessoas e o carácter celebrativo são alguns tópicos desta identidade sacerdotal.

Recentemente teve início o Ano Europeu do combate à pobreza e à exclusão Social. O Pe. Tiago Freitas sublinha que a vertente social está “bem presente e tem sido uma forte aposta dos padres de Braga”.

Concerto

Após a sessão de abertura, às 21h00, o Congresso abre com um concerto coral “In memoriam presbyterorum” pela Cappella Bracarensis. O concerto terá no seu programa músicas de presbíteros bracarenses falecidos. 

Fundada em 1997, como octeto vocal, a Cappella Bracarensis surgiu da vontade de fazer música coral pelo prazer de cantar e pela tarefa de divulgar música de todas as épocas, com especial incidência na música portuguesa. Construiu um vasto repertório, que apresentou em numerosos concertos, no país e nos estrangeiro.

Entretanto, interrompeu as suas actividades entre 2000 e 2002. Ressurgiu em Outubro de 2002, de forma mais alargada como coro de câmara, reunindo a maioria dos seus membros fundadores e outros elementos que, entretanto, foram aderindo ao mesmo projecto. Já se apresentou em vários concertos, mantendo contudo os objectivos que animaram a sua fundação. Realizou já diversos concertos de música sacra e profana em Braga e noutras localidades do norte do país.

O reportório que vai apresentando revela especial incidência na música portuguesa, com preferência por música inédita de compositores do distrito de Braga, em que sobressaem Manuel Faria e Joaquim dos Santos.

No seu actual estado, a Capella Bracarensis encontra-se estreitamente ligada ao Centro Regional de Braga Universidade Católica Portuguesa, que disponibiliza local de ensaio e fornece apoio logístico ao grupo. João Duque é seu director artístico desde o início, tendo-se-lhe associado, desde 2008, Graça Miranda.

Programa
Dia 12 de Janeiro
21h – Sessão de abertura do Congresso Internacional sobre o Presbítero com o título “À escuta da Palavra”.
21h30 – Concerto coral «In memoria presbyterorum» pela Cappella Bracarensis.

Dia 13 de Janeiro
9h – Laudes
9h30 – «Imagens do presbítero na história recente» por D. Carlos Azevedo (Bispo Auxiliar de Lisboa)
10h45 – Intervalo
11h15 – «Fundamentos escriturísticos do ministério ordenado» por D. António Couto (Bispo Auxiliar de Braga)
15h – «Apresentação do resultado do inquérito sobre  A figura do presbítero» por Vera Duarte (Faculdade de Ciências Sociais — UCP, Braga)
16h30 – Curta-metragem
16h45 – Debate
17h45 – Intervalo
18h – Eucaristia com Vésperas presidida por D. Manuel Linda, Bispo Auxiliar de Braga)

Dia 14 de Janeiro
9h30 – «As transformações actuais na Igreja e o ministério presbiteral» por Gisbert Greshake (Teólogo da Universidade de Freiburg, Alemanha).
10h45 – Intervalo
11h15 – «Fidelidade de Cristo, fidelidade do presbítero» por Mons. Jean-Louis Bruguès (Secretário da Congregação para a Educação Católica)
15h – Testemunhos: Fátima Campos Ferreira, jornalista | Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar contra a Fome | Marcelo Rebelo de Sousa, Jurisconsulto | António Lobo Antunes, escritor.
17h30 – Intervalo
18h – Eucaristia com Vésperas presidida por D. António Couto, Bispo Auxiliar de Braga.
21h – Musical sobre o Presbítero. Grupo de Teatro S. João Bosco do Seminário Conciliar & Coro da Academia de Música de Guimarães.

Dia 15 Janeiro
9.30h – A face mutante do presbítero
Grupo de teólogos/João Duque (Faculdade de Teologia – U.C.P. Braga)
10.45h – Intervalo
11.15h – Na força do Espírito: dinamismo pneumatológico e espiritualidade sacerdotal
Santiago del Cura Elena (Decano da Faculdade de Teologia do Norte de Espanha, Burgos)
15.00h – Apresentação do resultado da reflexão de grupos paroquiais
Caxinas – Arciprestado Vila do Conde / Póvoa de Varzim
Painzela e Outeiro – Arciprestado de Cabeceiras de Basto
S. Miguel de Vizela – Arciprestado de Guimarães / Vizela
S. Vítor – Arciprestado de Braga
Vila Nova de Famalicão (S.to Adrião), Brufe e Cavalões – Unidade Pastoral do Arciprestado de Famalicão
17.00h – Síntese final
18.00h – Encerramento:
Vésperas com Eucaristia (D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga)
Jantar comemorativo: 450º Aniversário do edifício do Seminário Conciliar

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top