Alunos e professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na Escola Básica e Secundária de Machico (EBSM), na Madeira, promoveram, ontem, uma “Marcha pela Paz”.
A iniciativa associou-se pela primeira vez à “Marcha mundial pela Paz e à não violência”, iniciada na Nova Zelândia, e teve por objectivo “sensibilizar toda a comunidade educativa, a população em geral, para que trabalhem pela paz, para que o mundo seja melhor”, explicou ao Jornal da Madeira Zélia Lagos, professora de Educação Moral e Religiosa Católica na EBSM.
Para esta marcha foram também convidadas outras escolas e até alunos de outras disciplinas. “Nesta escola, estão inscritos cerca de 75 por cento de alunos em EMRC, mas as iniciativas que propomos podem ser participadas por todos os interessados”, acrescentou Zélia Lagos.
A “marcha pele paz” iniciou-se com uma “largada de pombos” e percorreu as ruas da Graça e da Misericórdia, e o Largo dos Milagres, durante cerca de 45 minutos.
No final, decorreram outras actividades no Pavilhão da Escola, nomeadamente a leitura de poemas.
“Estamos felizes. O nosso interesse é despertar os jovens e a comunidade para a vivência da paz em todos os ambientes, porque a paz depende de cada um”, disse.