Missionários Combonianos da Maia organizam marcha pela paz

A cidade da Maia acolherá nesta Quarta-feira uma Marcha pela Paz que pretende “informar, divulgar e sensibilizar a população” para a consolidação de uma cultura baseada na convivência pacífica, sublinhando igualmente a importância dos Direitos Humanos.

O percurso iniciar-se-á às 19h30 na Praça do Município, terminando uma hora mais tarde no Auditório Venepor. Às 21h00 começará uma Mesa Redonda com a participação do presidente da Assistência Médica Internacional (AMI), Fernando Nobre, de uma responsável pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados, Helena Costa, e do padre comboniano Leonel Claro. Pelas 22h30 será apresentado o “Concerto pela Paz”, interpretado pelo grupo Sol Maior.

Água pela paz

Ao longo do cortejo será lançado o convite à participação no projecto de construção de um poço de água na Etiópia, país que desde 1936 conta com a presença dos Missionários Combonianos.

O projecto, que custará entre 10 a 12 mil euros, inclui a construção da canalização até à aldeia de Tetich, província de Sidama.

A recolha de fundos não é a principal finalidade da Marcha, ainda que complemente os seus objectivos: “A paz não é só abraços e beijinhos, não é só desejos e palavras, mas consiste em contribuir para que algumas pessoas tenham melhores condições de vida”, explicou o Pe. Leonel Claro à Agência ECCLESIA.

A iniciativa reflecte a Doutrina Social da Igreja, que defende uma relação causal entre o progresso dos povos e a sua pacificação.

“Um Estado que queira desenvolver-se a nível sócio-cultural, material e humano não o poderá fazer sem a paz”, afirmou o sacerdote. “Vemos países com vários anos de guerra, onde a escolaridade, a saúde e a organização social, política e religiosa não funcionam”, acrescentou. “Quem sofre são as populações” assegurou o religioso. Uma realidade que a sua experiência missionária em África não terá deixado de testemunhar.

A Marcha pela Paz resulta de uma parceria entre o Centro Vocacional Juvenil dos Missionários Combonianos e a Missão Jota, plataforma formada por jovens da Vigararia da Maia.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top