Universidade Católica e Centro Académico de Democracia Cristã assinam protocolo

Acordo possibilitará realização de cursos de formação avançada ministrados por docentes da UCP e da Universidade de Coimbra

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) e o Centro Académico de Democracia Cristã (CADC) assinam nesta Terça-feira um protocolo de cooperação com vista à realização de cursos de formação avançada.

O acordo beneficia do facto de alguns dos membros do Centro Académico serem professores da Universidade de Coimbra ou estarem ligados às estruturas da UCP.

A convenção prevê que o CADC disponibilize as suas instalações, sedeadas em Coimbra, no Instituto Universitário Justiça e Paz.

O documento será assinado às 18h00 pelo reitor da Universidade Católica, Manuel Braga da Cruz, e pelo presidente do CADC, João Caetano. A cerimónia contará com a presença do bispo diocesano, D. Albino Cleto, e do reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos, que testemunharão a celebração do convénio.

Este protocolo dá continuidade ao acordo celebrado a 9 de Dezembro entre a Universidade de Coimbra e a UCP.

Cursos ainda não estão definidos

O convénio vai possibilitar a leccionação de conteúdos em áreas que não coincidem com a actual oferta das duas universidades.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o presidente do CADC afirmou que a definição dos cursos “é uma matéria delicada que está a ser discutida entre os dois reitores”, pelo que é “imprudente” especificar a formação que vai ser proposta pelas duas instituições.

Na fase inicial, a formação dirigir-se-á aos licenciados. O ensino, que será presencial, não contemplará o âmbito teológico nem terá “uma temática religiosa estrita”.

Sabe-se igualmente que os cursos não vão conferir grau académico, embora a sua certificação permita o aprofundamento do estudo nas áreas leccionadas.

Início em 2010

João Caetano assegurou que “da parte do reitor da Universidade Católica e do CADC há todo o empenho e o desejo que os cursos avancem nos próximos meses”.

Apesar de não depender do CADC, o seu director “ficaria satisfeito” se as aulas começassem no segundo semestre de 2009/10 (em Fevereiro, aproximadamente) ou, o mais tardar, no início do ano académico de 2010/11 (entre Setembro e Outubro).

“Tudo farei para que no primeiro trimestre de 2010 se tenha avançado consideravelmente não só para a definição dos cursos, mas também para a sua concretização”, garantiu João Caetano.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top