Priscos: capital europeia do Presépio ao vivo

Inauguração com a presença do arcebispo de Braga

O maior presépio ao vivo da Europa terá a sua inauguração este Domingo (dia 20 de Dezembro). Está localizado em Priscos, diocese de Braga, e contará na sessão inaugural com a presença de D. Jorge Ortiga, arcebispo desta diocese. Segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, esta iniciativa natalícia tem como objectivo geral “Viver o Natal com um sentido Cristão” e “Ser capaz de viver o Natal, como uma caminhada pessoal centrando-se numa pessoa Jesus Cristo. Viver o Natal como uma realidade pessoal e comunitária e não o natal das coisas e do supérfluo”.

Nesta edição do presépio, os organizadores convidam os visitantes a percorrer o mundo da Bíblia, para esse efeito haverá uma grande praça, onde estarão retratados os 73 livros da Bíblia. “A Bíblia não pode ser um pretexto para afirmar preconceitos ideológicos em relação à religião. Ao visitar o Presépio de Priscos vamos visitar um manual de solidariedade entre pessoas e um catálogo de fraternidade e não um «manual de maus costumes» e «um catálogo de crueldade»” – lê-se no comunicado.

“Potenciar o processo de transmissão da Fé entre gerações; Actualização de conhecimentos bíblicos e sócio-culturais dos povos egípcio, romano e judeu; Desenvolver a acção teatral e a criatividade pessoal e familiar; O desenvolvimento da solidariedade e do voluntariado entre os mais novos; Fortificar a vivência em comunidade; Integrar na vida Paroquial os mais afastados ou neo-residentes na Paróquia; Dar a conhecer a região e as empresas nelas envolventes e Utilização de materiais fabricados pelas empresas da região” são os objectivos específicos desta iniciativa.

“Gostaríamos que esta grande Festa do Nascimento de Jesus fosse declarada de Interesse Turístico e religioso, pela cidade de Braga. Queremos envolver também todas as instituições ligadas ao turismo. Queremos que Priscos seja a capital europeia do Presépio ao Vivo” – sublinha o comunicado.

O Presépio ao Vivo de Priscos é uma oportunidade para fazer uma viagem ao tempo de Jesus. “A um tempo com vozes, música, cheiros, sabores, sons, casas, lojas, praças e mercados e cerca de 600 participantes que dão vida a uma história sempre antiga e sempre nova. É um espaço com cerca de 30.000 m2 de ocupação e com mais de 60 cenários, com referência às culturas egípcia, judaica e romana” – lê-se.

É uma história viva a ver para além do que se olha. Os ferreiros a forjarem e temperar o ferro, o sapateiro a concertar sandálias rompidas, os serradores que cortam lenha, os camponeses a organizarem as ferramentas de trabalho, tecedeira no tear a jogar fios de lã, o oleiro a amassar o barro, a padeira a amassar a farinha, os pastores que cuidam dos seus rebanho, o rabino que canta salmos na sinagoga com outros sacerdotes, as vendedoras de sementes, legumes, plantas e peixe dão vida a outras vidas.

Representação de vários personagens antigos como Abraão, Sara, Moisés, Faraó, Rei David, Rei Herodes, Reis Magos, os doze apóstolos, Sagrada Família, soldados romanos, as virgens vestais, os membros do senado romano, os fariseus, saduceus e publicanos e muitos animais (cavalos, vacas, burros, ovelhas, etc.).

Os «Actores» são homens, mulheres, jovens e crianças da Paróquia de São Tiago de Priscos e muitas pessoas oriundas de vários pontos do país (Barcelos, Guimarães, Fafe, Porto, Coimbra e Lisboa).

Os visitantes também podem ser participar no Presépio como figurantes, para isso basta mandar um mail ou aparecer 30 minutos antes das sessões. Mais informações através de www.presepiopriscos.com

Dias de Abertura
20 de Dezembro Inauguração às 10h30
25 de Dezembro das 15 h ás 19 h
26 de Dezembro das 20 h ás 23 h
27 de Dezembro das 15 h ás 19 h
01 de janeiro das 15 h ás 19 h
02 de Janeiro das 20 h ás 23 h
03 de Janeiro das 15 h ás 19 h
09 de janeiro das 20 h ás 23 h
10 de janeiro das 15 h ás 19h

Semana – Ver o Presépio
28 a 30  Dezembro das 14h30 às 17h30
04 a 08 Janeiro das 14h30 às 17h30

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top