Guiné-Bissau: «+Escola» avança com sucesso

Projecto da Fundação Evangelização e Culturas diminuiu taxa de abandono escolar

O «+Escola» conseguiu diminuir o abandono escolar masculino e feminino, com destaque para as raparigas, cuja taxa de saída antecipada dos estabelecimentos de ensino registou um decréscimo de 63,4% entre 2007 e 2009, anunciou a Fundação Evangelização e Culturas (FEC).

Os resultados do projecto permitiram também aumentar em 28% a taxa média de progresso do Índice de Capacidade Lectiva dos professores,

A avaliação agora divulgada evidencia que as alunas dos professores alvo “subiram claramente de rendimento”, a que se associou uma redução significativa do abandono escolar.

“Este facto parece indicar que há uma resposta positiva aos projectos regionais que lidam com a questão do género”, mas, “a nível absoluto, ainda há uma larga disparidade entre os resultados globais de rapazes e raparigas, e ainda são visíveis as reticências a nível social e familiar da integração total das raparigas nas estruturas escolares e das professoras e directoras em espaços de formação marcadamente masculinos”, conclui o relatório.

Em termos de gestão financeira, verificou-se uma execução global de 100%, apesar das dificuldades experimentadas com a suspensão do financiamento da Action Aid, no final do primeiro ano. 

A este constrangimento acrescenta-se o agravamento da situação político-militar, que se acentuou especialmente no segundo ano do projecto, o que teve consequências na sua execução.

Além de impossibilitar o cumprimento dos objectivos previstos (celebração de protocolo com o Ministério da Educação e certificação das formações), os efeitos sociais foram visíveis na vida dos formandos.

O «+ Escola» tem como objectivo melhorar as capacidades dos professores nos programas de língua portuguesa, matemática e ciências do ensino básico elementar, junto dos alunos das escolas-alvo de intervenção comunitária, autogestão e privadas das regiões de Bafatá e Cacheu.

O projecto, iniciado em 2007, pretende igualmente contribuir para a aquisição de conhecimentos e competências dos alunos, de modo a contribuir para a redução do abandono escolar.

Fundação Evangelização e Culturas

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top