Nota da Vigararia Geral da Diocese de Coimbra sobre a Capela da Senhora do Círculo

1. No passado dia 20 de Julho, o Bispo de Coimbra suspendeu o culto na Capela de Nossa Senhora do Círculo, na Paróquia do Furadouro, do Concelho de Condeixa-a-Nova, na sequência de acontecimentos ali ocorridos em 21 de Junho, desrespeitosos para um lugar sagrado.

No intuito de remover as causas que terão originando os lamentáveis incidentes verificados no Santuário, promoveram-se iniciativas de diálogo, que envolveram o Bispo, esta Vigararia Geral, o Pároco da Capela. Aguardavam-se do último encontro atitudes à ordem e à paz, que permitissem a reabertura do templo.

Decorridos quatro meses e não se tendo verificado qualquer gesto conducente à boa solução dos problemas, o Bispo de Coimbra decide tomar, através desta Vigararia Geral, as deliberações que julga convenientes.

2. Assim, considerando

– que o povo cristão tem direito a que se retome o culto naquele secular Santuário à Mãe de Deus;

– que pertence ao Bispo, conforme é reconhecido pela Lei da igreja e da Autoridade Civil, tutelar superiormente o exercício do culto público católico nos lugares a isso destinados,

O Bispo de Coimbra decide:

 1. Declarar que a Comissão da Capela da Senhora do Círculo cessou já as suas funções.

 2. Aguardar, da parte desta extinta Comissão, a entrega, na sede desta Vigararia Geral e no prazo de um mês, das chaves da Capela, bem como de todos os valores e livros de contas pertencentes ao Santuário.

 3. Estabelecer que, até nova ordem, a Capela da Senhora do Círculo depende directamente, para todos os efeitos, desta Vigararia Geral.

4. Ordenar que a Vigararia Geral providencie para que, na presença da competente Autoridade de Segurança, se proceda à reabertura da Capela e ao seu arranjo.

5. Informar que oportunamente se anunciará a celebração de um acto religioso pelo qual se retome o culto da Capela de Nossa Senhora do Círculo.

 

3. O Bispo de Coimbra confia na boa vontade de todos os implicados e na fé dos crentes, esperando que deste modo se garanta o respeito pelo culto de Deus, a digna veneração da Mãe de Cristo e a boa paz na comunidade cristã devota da Senhora do Círculo.

 

Coimbra, 27 de Novembro de 2009

O Vigário Geral,

Mons. Manuel Leal Pedrosa

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top