Época natalícia através da música e pintura Naif

A Confraria da Santíssima Trindade de Vila Viçosa vai realizar, durante Dezembro, um programa cultural dedicado ao «Nascimento do Menino Jesus».

No dia 5 deste mês, na Igreja da Santa Cruz (Museu de Arte Sacra), far-se-á a inauguração de uma exposição de pintura Naif, seguindo-se um concerto de Natal pelo Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide”.

A exposição é da autoria do calipolense, António Ramos Santos, com título “Viagens…”. A mostra inclui cerca de 50 trabalhos, inspirados na sua vivencia e experiência com outros povos e regiões.

O autodidacta nasceu em Vila Viçosa no ano de 1944, tendo começado a obra artística em 1999, forçado a pintar uma fita académica, para a sua filha, o que lhe despertou a paixão para a pintura.

Premiado em várias exposições nacionais e internacionais, entre as quais, no Salão Internacional de Pintura Naif do Casino do Estoril. Está representado no Museu Municipal de Benavente, numa galeria de Madrid, no Museu Municipal de Guimarães e em muitas colecções particulares.

A centenária Confraria da Santíssima Trindade, que anualmente realiza momentos culturais na Páscoa e Natal, conta este ano com a colaboração do Orfeão de Estremoz, que disponibiliza as suas peças natalícias.

O grupo nasceu a 16 de Março de 1930, num momento de particular afirmação alentejana. Em 1936 tomou como patrono Tomaz Alcaide, tenor lírico de projecção internacional. Participa em variados encontros de coros e o seu reportório inclui peças de autores portugueses e estrangeiros.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top