Na audiência geral, Papa evocou arquitectura das igrejas da Idade Média e pediu empenhamento na resolução dos problemas das crianças
Bento XVI afirmou na audiência geral desta Quarta-feira que o caminho da beleza é um percurso privilegiado para a aproximação ao Mistério de Deus.
No dia em que a Igreja evoca as basílicas de São Pedro e São Paulo, o Papa referiu que as catedrais românicas e góticas estão entre as criações artísticas mais elevadas da humanidade, fruto da fé na Idade Média cristã.
Para Bento XVI, as linhas arquitectónicas daqueles templos tinham como objectivo traduzir “o desejo de Deus no coração do homem”. “Contemplando a força do estilo românico e o esplendor do gótico, penetramos na senda da beleza, que é um caminho privilegiado e fascinante para nos aproximar do Mistério de Deus”, observou.
No final do encontro, realizado no Vaticano, o Papa recordou que na próxima Sexta-feira assinala-se o 20.º aniversário da adopção da Convenção sobre os direitos das crianças. Na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, será celebrado o Dia Mundial de Oração e Acção pelos mais novos.
Bento XVI dirigiu o seu pensamento para todas as crianças do mundo, destacando especialmente os menores que vivem em situações difíceis, que foram violados e abusados e os que sofrem por causa de doenças, guerras ou fome.
O pontífice apelou à comunidade internacional para que multiplique os seus esforços a fim de oferecer uma resposta apropriada aos problemas da infância. Por outro lado, exortou ao envolvimento de todos no reconhecimento dos direitos das crianças e no respeito cada vez maior pela sua dignidade.
Com Rádio Vaticano
Foto: Bento XVI na audiência geral de 18 de Novembro de 2009