No dia 10 de Outubro, a Congregação das Irmãs de S. João Baptista e de Maria Raínha e a Congregação dos Missionários de S. João Baptista promoveram uma jornada celebrativa sobre a vida e obra do seu fundador, Padre João Maria Haw. A iniciativa decorreu na sede e matriz de ambas as Congregações, no lugar de Leutesdorf, nas margens do Reno, no coração da Alemanha.
A data esteve relacionada com a comemoração dos 60 anos passados sobre a morte deste sacerdote, cujo processo de beatificação e canonização decorre, em sua primeira fase, na Diocese de Trier.
O evento, ao qual se associaram membros vindos dos cinco países onde a União de S. João se encontra radicada, a saber, (Alemanha, Portugal, Moçambique, Índia e Montenegro), teve a participação da Paróquia e também das forças vivas da sociedade civil local.
Foi oportunidade para revisitar e dar a conhecer a vida e obra deste sacerdote diocesano, que, depois de identificar um conjunto de problemas ligados à marginalidade social mas também à manifesta e progressiva descristianização dos ambientes nesta região da Europa central, procurou encontrar os remédios.
Entre eles, destaca-se a criação da União de S. João, envolvendo as duas referidas congregações e também a colaboração de leigos e de famílias. O objectivo foi, desde o início e continua a ser, hoje, preparar os cristãos e as comunidades cristãs para responder aos desafios dos novos tempos. A aposta no uso da Boa Imprensa e na formação de elites de leigos para o apostolado foi também um caminho que começou a ser percorrido com sucesso.
A esta iniciativa, de grande importância não só para a União de S. João, mas também para a Igreja enquanto tal, associou-se a Diocese da Guarda, que conta com a presença das duas referidas congregações, desde há 50 anos, em Gouveia. Esteve presente o Bispo Diocesano, D. Manuel Felício, que fez uma comunicação sobre a leitura actual da vida e obra deste servo de Deus a partir das realidades pastorais e sociais.
No seguimento desta iniciativa D. Manuel Felício refere: “Estamos reconhecidos à União d S. João não só pela sua presença entre nós através das duas congregações, mas também por este importante exemplo de oração e apostolado que é o Padre João Maria Haw.” E acrescenta: “E ficamos mais motivados para idêntico aproveitamento pastoral de figuras relevantes que também marcaram a história local da nossa Diocese e das nossas instituições”.
No dia 28 do mesmo mês, alguns amigos da União de S. João, colaboradores dos primeiros anos e de hoje, bem como alguns jovens quiseram, na Casa da Rainha do Mundo, celebrar com as Irmãs e Missionários de S. João Baptista o 60.º aniversário da morte do Pe. João Maria Haw. Esteve, também presente D. Manuel Felicio, Bispo da Guarda, que estimulou a todos a continuarem a obra do Pe. Haw na propagação do Reino de Cristo na terra e a pedir que ele chegue à honra dos altares.