Sociedade Bíblica Portuguesa investe na divulgação em suportes digitais
A promoção e a divulgação da Bíblia são os principais objectivos da Sociedade Bíblica Portuguesa (SBP). Uma organização sem fins lucrativos que integra a Fraternidade Mundial das Bíblicas Unidas e que juntou em Portugal responsáveis das 145 Sociedades que a nível internacional trabalham com o mesmo objectivo.
Timóteo Cavaco, secretário-geral da SBP, dá conta das muitas oportunidades que hoje existem para divulgar a Bíblia. “Este é o livro mais traduzido e também mais distribuído”, regista à Agência ECCLESIA. Segundo números avançados por este responsável a Bíblia é traduzida em 2500 idiomas, um trabalho desenvolvido por mais de 500 equipas. A distribuição anual de Bíblias completas ronda os 30 milhões.
Não obstante estes números, são muitos os países, em especial no hemisfério Sul, que ainda não têm Bíblias. “Continua por isso a ser necessário distribuí-la”.
A SBP, “apesar de não ser um grande doador”, apoia essencialmente os países lusófonos. Timóteo Cavaco regista apoios na tradução e publicação em países “com recursos financeiros e tecnológicos escassos”.
A par da distribuição, “é necessário também investir na leitura da Bíblia”. Segundo um estudo recente promovido pela SBP, 97 % dos portugueses conhecem a Bíblia, mas apenas 70% possuiu uma Bíblia. Em Portugal “há um grande espaço de divulgação da Bíblia”, regista o secretário-geral que aponta a necessidade de desafiar as pessoas a lerem e a usarem a Bíblia. “Temos o objectivo de levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia”.
Porque se constituem como uma sociedade ecuménica, a SBP não tem como objectivo “formar” mas “servir todas as Igrejas”, estabelecendo parcerias com vários institutos religiosos e com as dioceses para a distribuição bíblica.
Numa sociedade secularizada o secretário geral da SBP indica ser “um grande desafio promover a Bíblia junto de pessoas que não estão inseridas nas Igrejas”.
O encontro da Direcção Global das Sociedades Bíblicas Unidas em Portugal teve como objectivo delinear estratégias entre parceiros para projectos de cooperação internacional. Este encontro foi também preparatório da Assembleia Mundial que a Fraternidade Mundial das Bíblicas Unidas vai organizar em Setembro de 2010, em Seul, na Coreia do Sul. Este encontro pretende analisar os desafios colocados à sua missão na globalização e reflectir sobre a optimização dos novos suportes para divulgação bíblica.
Paralelamente à Assembleia Mundial vai decorrer um encontro internacional com jovens representantes de diferentes regiões da Fraternidade. Serão cerca de 50 jovens a discutir sobre a importância da Bíblia na sua cultura e a influência no mundo contemporâneo.
Timóteo Cavaco rejeita que a publicação da Bíblia se extinga, mas reconhece o crescente protagonismo dos suportes digitais. São evoluções que a SBP quer acompanhar até porque “são um espaço com grande potencial”.
Uma presença na rede social «facebook» que a Sociedade Bíblica concretizou recentemente conseguiu juntar “num curto espaço de tempo cerca de um milhão de fãs”. Também no facebook, a SBP publica todos os dias um versículo da Bíblia e “registamos muitas reacções e comentários”.