Quaresma: «Caminho da Paz» é o tema da Via Sacra universitária em Coimbra
Coimbra, 16 mar 2026 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral do Ensino Superior (SPES) e o Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN) vão promover a Via Sacra Universitária, em Coimbra, dia 18 deste mês, com o tema «Caminho da Paz».
“A proposta, dirigida especialmente à comunidade académica conimbricence, pretende seguir os passos de Jesus no seu caminho para a Cruz, acompanhada pelos dramas que motivam hoje tantas guerras e tantas divisões”, informa nota enviada ao Correio de Coimbra.
Ao longo das estações da Via Sacra, os participantes podem revisitar “palcos de divisão e de discórdia do mundo” que, de modo artístico, vão trazer “à contemplação da cruz de Jesus um realismo pastoral, que aproxime o evento salvador do tempo presente”.
“A conjugação da espiritualidade com a arte permitirá apresentar o conteúdo central da fé cristã com uma linguagem simples e próxima do contexto académico”, acrescenta.
Este itinerário quaresmal vai contar com “música, o teatro, a dança e pintura” para “acentuar o contraste positivo da dádiva no contexto atual de polarizações e guerras, que tendem a obscurecer o amor e colocar a fé em crise”.
“Com um percurso que une os dois centros universitários da cidade, a organização quer incentivar a criação de pontes, que reforcem o diálogo entre pessoas e comunidades”, pode ler-se
A Via Sacra inicia, às 21h15, no CUMN e vai terminar no Instituto Universitário Justiça e Paz, num percurso que passa pelas principais artérias da Alta de Coimbra, com entrada em algumas igrejas icónicas da cidade.
LFS

