Voluntariado: Novo projeto «New Footsteps on the Camino» promove participação no «Caminho Português de Santiago»
Lisboa, 10 mar 2026 (Ecclesia) – «New Footsteps on the Camino» é um “novo” projeto de voluntariado jovem, promovido pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, no âmbito do seu Selo de Qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade, para o ano de 2025/2026, dedicado à preservação e valorização dos Caminhos de Santiago.
A iniciativa reforça “a solidariedade europeia, a sustentabilidade ambiental e o intercâmbio cultural, incentivando a participação ativa de jovens em ações locais e comunitárias”.
As candidaturas estão abertas para jovens interessados em participar “numa experiência inovadora e de impacto ao longo do Caminho Português de Santiago, entre abril e julho”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A iniciativa destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos, portugueses e estrangeiros, e tem como objetivo promover o envolvimento juvenil, o intercâmbio intercultural e a valorização das comunidades locais atravessadas pelo Caminho de Santiago, um dos mais importantes itinerários culturais e espirituais da Europa.
LFS
|
O projeto integra dois formatos de participação Voluntariado Individual: 6 vagas (3 jovens portugueses e 3 jovens estrangeiros), com foco numa experiência mais autónoma, de proximidade aos peregrinos e às comunidades locais, com envolvimento direto no território. Tem duração de cerca de três meses e meio. Voluntariado em Equipa: 10 vagas (5 jovens portugueses e 5 jovens estrangeiros), promovendo o trabalho em grupo, a cooperação intercultural e o impacto coletivo nas diferentes localidades ao longo do Caminho. Tem duração de cerca de duas semanas. As atividades decorrem em vários percursos do Caminho Português de Santiago, incluindo o Caminho Central, o Caminho da Costa, o Caminho Interior, o Caminho de Torres e o Caminho Via Nascente, abrangendo zonas urbanas, bem como zonas rurais e de baixa densidade populacional. |

