Leiria/Mau Tempo: Fundo de Emergência Social perto de atingir um milhão e meio de euros e distribuição de alimentos chega às 68 toneladas

Instituição informa que, a partir desta quinta-feira, contará com o reforço de alguns elementos da equipa técnica da Cáritas Arquidiocesana de Braga

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Leiria, 11 fev 2026 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Leiria divulgou hoje que o Fundo de Emergência Social de apoio às vítimas da tempestade Kristin está perto de atingir o valor de um milhão e meio de euros, na atualização que emite diariamente.

“Até ao momento, o Fundo de Emergência Social Diocesano conseguiu angariar 1.483.818,74 €, refletindo a continuidade de uma mobilização solidária de grande dimensão por parte da sociedade portuguesa”, informa a nota enviada à Agência ECCLESIA referente ao dia de hoje.

No plano da resposta direta às populações afetadas, até à data, a instituição informa que já “procedeu à distribuição de 68 toneladas de alimentos” e “distribuiu cerca de 600 cabazes alimentares às famílias apoiadas”.

“A Cáritas Diocesana de Leiria reforça o seu compromisso no apoio às populações afetadas, mantendo-se em estreita ligação com as Uniões de Freguesia e Freguesias da área territorial da Diocese de Leiria-Fátima, garantindo uma resposta coordenada, próxima e ajustada às necessidades identificadas”, pode ler-se.

A instituição adianta ainda que, “a partir de amanhã, contará com o reforço de alguns elementos da equipa técnica da Cáritas Arquidiocesana de Braga, fortalecendo a capacidade de intervenção e acompanhamento no terreno”.

“A Cáritas Diocesana de Leiria continuará a acompanhar a evolução da situação e a prestar informação atualizada através dos seus canais oficiais”, finaliza.

O anúncio da criação do Fundo de Emergência Social Diocesano foi feito a dia 30 de janeiro, após a passagem da depressão Kristin pelo território português ter deixado um rasto de destruição, sobretudo na zona centro do país.

Segundo a Lusa, 15 pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem desta tempestade, em conjunto com as depressões Leonardo e Marta, provocando também muitas centenas de feridos e desalojados.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top