«Quando chegarmos à Vigília Pascal, estaremos mais conscientes para renovar o nosso batismo e reconhecer Cristo como a nossa luz» – Padre Vítor Medeiros
Angra do Heroísmo, Açores, 10 fev 2026 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização, Catequese e Missão de Angra divulgou a caminhada da Quaresma, de apoio ao itinerário até à celebração da Páscoa, que tem como tema ‘Guiados na Esperança’, preparado pela Ouvidoria de São Jorge.
“Conduzir-nos no caminho da Quaresma à Páscoa, iluminar o nosso compromisso batismal e (re)fundar a nossa identidade cristã ainda sob o sinal da esperança no Senhor”, explica a introdução do guião quaresmal, citado pelo portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
O guião assumido pelo Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização, Catequese e Missão de Angra para o novo tempo litúrgico dirige-se às paróquias, catequistas e agentes de pastoral, e é uma proposta aberta e adaptável.
“Convidamos todas as comunidades paroquiais, coordenadores de catequese e animadores da liturgia e pastoral a olharem para este guião como um subsídio orientador”, lê-se na introdução.
Com o tema ‘Guiados na Esperança’, este itinerário é uma proposta assente entre três dimensões essenciais da fé cristã: a meditação da Palavra de Deus, o apelo à conversão na realidade da vida, e a liturgia batismal, valorizando os seus sinais visíveis e simbólicos.
A caminhada desenvolve-se a partir de frases do Evangelho – “Eu sou o caminho”, “Eu sou a luz”, “Eu sou a água viva” – que acompanham cada domingo, sempre ligadas a símbolos e gestos batismais.
São propostos dois momentos integrados na Eucaristia, um gesto ou símbolo introdutório, que ajude a entrar no mistério celebrado, e uma síntese orante em forma de ação de graças, “marcada por uma expressão forte de Jesus Cristo, acompanhada de uma breve meditação e um compromisso concreto para a semana”.
O farol, “cuja luz é Cristo”, destaca-se nos símbolos desta caminhada quaresmal, convida a segui-Lo para “ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo e exalar o seu suave perfume de amor no mundo”.
Jesus é a luz que nos guia. A construção do farol, com estas frases, ajuda-nos a perceber que é Ele quem nos aponta o caminho no meio das adversidades. E a cruz mostra-nos o seu estilo de vida: serviço e amor por nós, para fazermos o mesmo”, explicou o ouvidor de São Jorge, padre Vítor Medeiros.
Este símbolo pode ser construído ao longo da Quaresma, montado desde o início ou utilizado através dos materiais gráficos, em ligação com os gestos batismais sugeridos para cada celebração, informa o sítio online ‘Igreja Açores’.
A Quaresma, que começa com a celebração Quarta-feira de Cinzas, este ano dia 18 de fevereiro, é um tempo litúrgico de 40 dias (a contagem exclui os domingos), marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (5 de abril, em 2026).
| A Ouvidoria de São Jorge desenvolveu este subsídio para a caminhada da Quaresma 2026 desafiados pelo Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização, Catequese e Missão de Angra, após terem feito a campanha do Advento.
“Quisemos que entre as duas houvesse um elo de ligação. Como estamos dentro da dinâmica jubilar, o guião tem este título: Guiados na Esperança”, explicou o ouvidor de São Jorge sobre o trabalho desenvolvido em parceria com o Serviço Diocesano da Catequese. O padre Vítor Medeiros realça que a “esperança é Jesus Cristo e o tempo da Quaresma, com este guião, procura levar ao seu encontro”, e realça que pode e deve ser trabalhado “nos grupos, sobretudo com os mais velhos, para depois ser partilhado com toda a comunidade”, porque a ideia é a ligação “entre catequese e celebração”. “Não queremos ficar numa Quaresma de tristeza ou sacrifício, mas celebrar a salvação que Jesus nos trouxe com o seu amor. Assim, quando chegarmos à Vigília Pascal, estaremos mais conscientes para renovar o nosso batismo e reconhecer Cristo como a nossa luz, o nosso guia e o nosso salvador.” |
CB
