Algarve: Bispo preside ao Dia Mundial do Doente no hospital de Faro

Faro, 10 fev 2026 (Ecclesia) – O bispo do Algarve vai presidir à celebração do Dia Mundial do Doente 2026 no hospital de Faro, pelas 12h00, desta quarta-feira, dia 11 de fevereiro.
D. Manuel Quintas vai presidir à Eucaristia do 34º Dia Mundial do Doente, na capela do hospital de Faro, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
Este ano, o Dia Mundial do Doente tem como tema ‘A compaixão do Samaritano – Amar carregando a dor do outro’, título da mensagem do Papa para a 34ª edição desta celebração.
Leão XIV lamenta “a cultura do efémero, do imediato, da pressa, bem como do descarte e da indiferença”, no documento que foi publicada no dia 20 de janeiro.
O Papa convida a gestos de “proximidade e presença”, não como “meros gestos de filantropia”, mas como “sinais de participação pessoal nos sofrimentos do outro”, na mensagem onde termina a lembrar “os doentes e as suas famílias”, também os que cuidam de quem está doente, e o trabalho de “profissionais e agentes da pastoral da saúde”.
No contexto do Dia Mundial do Doente 2026, o diretor da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde da Igreja Católica em Portugal sugeriu que, neste dia 11 de fevereiro, se valorize nas eucaristias “a oração pelos doentes, profissionais de saúde e cuidadores”, juntamente com a distribuição da pagela nas capelanias hospitalares, nos lares, dos doentes em casa”, “como ainda está frio, e no pico da cadeia de transmissão da gripe”.
Neste sentido, o padre José Pinheiro sugere também que se promova o Dia Diocesano da Saúde, no Domingo da Divina Misericórdia (Oitava da Páscoa), este a 12 de abril, e convidem “os doentes e as famílias” para receberem o Sacramento da Unção dos Doentes nas eucaristias, “valorizando este sacramento, tantas vezes esquecido, em ambiente de alegria e cura pascal”.
A Comissão da Pastoral da Saúde, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), publicou a mensagem do Papa para o 34º Dia Mundial do Doente, o cartaz e a pagela com a oração, na sua página na internet.
A Igreja Católica celebra anualmente o Dia Mundial do Doente, a 11 de fevereiro, na memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, uma data que foi instituída pelo Papa São João Paulo II, a 11 de fevereiro de 1992.
CB

