Vaticano: Papa dedica mensagem aos avós e idosos que «vivem na solidão ou se sentem esquecidos»
VI Dia Mundial vai ser celebrado a 26 de julho

Cidade do Vaticano, 10 fev 2026 (Ecclesia) – O Papa vai dedicar a sua mensagem para o VI Dia Mundial dos Avós e dos Idosos a todos os que “vivem na solidão ou se sentem esquecidos”, anunciou hoje o Vaticano.
‘Eu nunca te esquecerei’, uma passagem do livro bíblico do profeta Isaías (Is 49,15) é o tema escolhido por Leão XIV, assinala o comunicado de imprensa do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), enviado à Agência ECCLESIA.
Segundo o organismo do Vaticano, a escolha “pretende sublinhar que o amor de Deus por cada pessoa nunca falha, mesmo na fragilidade da velhice”.
“Retirado do livro do profeta Isaías, o versículo escolhido pretende ser uma mensagem de consolo e esperança para todos os avós e idosos, especialmente para aqueles que vivem na solidão ou se sentem esquecidos. Ao mesmo tempo, é um apelo às famílias e às comunidades eclesiais para que não os esqueçam, reconhecendo neles uma presença preciosa e uma bênção”, indica a nota oficial.
O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco em 2021, é celebrado todos os quartos domingos de julho e apresenta-se como “uma ocasião para levar aos idosos a proximidade da Igreja e valorizar a sua contribuição nas famílias e nas comunidades”.
Este ano, a data coincide com a festa dos Santos Joaquim e Ana, 26 de julho, e Papa “convida a celebrar o Dia com uma liturgia eucarística na Igreja Catedral de cada diocese”.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida exorta as dioceses, as associações e as comunidades eclesiais de todo o mundo a “encontrarem formas de valorizar este dia no seu próprio contexto local e, para isso, disponibilizará posteriormente alguns instrumentos pastorais específicos”.
OC
Vaticano: «Que ninguém seja abandonado! Que ninguém se sinta inútil!», diz Leão XIV aos idosos

