Angra: Universitários da «Missão País» chegam a Vila Franca do Campo para o último ano

Uma das novidades é a intervenção numa habitação que necessita de algumas reabilitações

Foto: Missão País – Açores (2024)

Angra do Heroísmo, Açores, 08 fev 2026 (Ecclesia) – Os estudantes universitários da ‘Missão País’ começam hoje a terceira e última semana em Vila Franca do Campo, concelho açoriano e ouvidoria da Diocese de Angra, com mais missionários locais, entre 8 e 15 de fevereiro.

“Temos mais participantes locais do que nos anos anteriores, incluindo uma jovem de Vila Franca do Campo, e também muitas caras novas, fruto de uma forte divulgação na Universidade dos Açores”, destacou a estudante Inês Carvalho, ao sítio online ‘Igreja Açores’ da Diocese de Angra.

A ‘Missão País’ em Vila Franca do Campo neste último ano do triénio nesta localidade conta com cinco comunidades de estudantes missionários, que vão “intervir nas escolas, outros nos lares, no CACI” (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão).

“E também uma comunidade porta-a-porta, que vai bater às portas das pessoas, conversar, ouvir e perceber se há alguma forma de ajudar”, acrescentou a jovem estudante de Medicina, missionária desde 2020.

Uma das novidades desta ‘Missão País’ 2026 na localidade da ilha de São Miguel (Açores) é a intervenção numa habitação que necessita de algumas reabilitações.

“Ainda não temos toda a informação, mas tudo indica que será necessária pintura, e alguma ajuda ao nível da organização e limpeza. O que conseguirmos fazer numa semana será decidido no terreno”, explicou Inês Carvalho.

Segundo a estudante de Medicina, que vai realizar a sua quinta missão, esta experiência “é algo que muda completamente a forma de pensar, de agir e de dar aos outros”.

“Aproxima-nos de Deus e ajuda-nos a ver o mundo com outros olhos. Vamos tocar muitos corações, mas somos nós que acabamos por ser os mais tocados”, destacou Inês Carvalho.

O acompanhamento espiritual destes estudantes universitários vai ser feito por um sacerdote açoriano e uma irmã religiosa, que participa numa ‘Missão País’, pela primeira vez, informa o portal online ‘Igreja Açores’ da Diocese de Angra.

A ‘Missão País’ é um projeto católico de universitários que tem como objetivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal, ao longo de uma semana, através do testemunho da fé, do serviço e da caridade, e uma das características é que cada missão fica três anos na mesma localidade.

Neste ano de 2026, esta iniciativa reúne 4300 missionários de 60 faculdades, em 75 localidades de Portugal continental e ilhas, desde meados de janeiro e até ao fim deste mês de fevereiro.

‘A Paz seja convosco’, é o lema da Missão País 2026, com fundamento no Evangelho onde São João relata a aparição de Jesus aos discípulos (João 20, 19-29), e a imagem deste ano apresenta os símbolos do projeto: a cruz, deitada, com a silhueta de uma pessoa no meio, voltada para Cristo, que está na extremidade na cruz.

Grená, a “cor da carne”, é a cor desta edição 2026 deste projeto universitário português, a Missão País explica que “Tomé mostra a fragilidade humana ao não ter medo de dizer as suas dúvidas, ao pedir sinais – é o gémeo da humanidade, é carne como nós!”

Esta iniciativa surgiu com jovens universitários, três estudantes da Universidade Nova de Lisboa ligados ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, com o propósito de “inspirar gerações que vivam a fé Católica em Missão”, em 2003, e mobilizou 20 missionários.

A ‘Missão País’ chegou ao Arquipélago dos Açores e à Diocese de Angra em 2024, enquanto a primeira edição na Madeira/Diocese do Funchal realizou-se em 2021, com um total de 33 jovens.

CB

Partilhar:
Scroll to Top