http://www.ning.com
Fundado em 2004, por Gina Bianchini e Marc Andreessen, as redes sociais no Ning só foram lançadas em 2007, onde no primeiro mês de actividade foram criadas 144 mil redes. Hoje, segundo o próprio Ning, existem mais de 1.3 milhões de redes sociais criadas (sendo criadas mais de 4000 diariamente) e mais de 30 milhões de membros.
Apesar de pouco divulgado em Portugal, o Ning, é um concorrente directo às grandes redes sociais como o MySpace, Facebook, Hi5 e cujo objectivo principal é a criação de redes sociais de acordo com interesses específicos de qualquer utilizador. O ponto forte presente nesta ferramenta é a facilidade e rapidez com que o utilizador comum da internet, com poucos conhecimentos de criação de páginas, pode criar a sua própria comunidade, com grandes facilidades e possibilidades de personalização. Além disso, permite muito mais controlo do que o Facebook e MySpace, relativamente à gestão e organização. Seduzindo indivíduos com interesses comuns, oferece uma grande facilidade de geração da própria rede social, permitindo assim uma grande participação dos seus membros e a criação de conteúdos próprios.
Se ainda não existe uma rede que vá de encontro aos interesses dos utilizadores, este poderá com meia dúzia de cliques cria-la. Muitas pessoas querem usar redes que são especializadas num certo assunto, a solução é o Ning. Segundo o próprio site, o administrador da comunidade pode controlar todos os aspectos da mesma, por exemplo, se a rede social é pública ou privada apenas para membros, quais as cores do sítio, qual a disposição do menu, quais as opções disponíveis, etc.
As potencialidades desta fabulosa ferramenta tornaram-na provavelmente, uma das primeiras a facultar a oportunidade de uma pessoa “normal” criar a sua própria rede social. Existe a possibilidade de se criarem blogs, fóruns, adicionar textos, músicas, vídeos (do YouTube ou até do telemóvel) dando uma enorme liberdade ao administrador da rede. De facto, esta é “a rede social” na verdadeira acepção do termo, dado que, permite que o utilizador com um interesse determinado possa criar a sua comunidade virtual, muito facilmente.
Fernando Cassola Marques