Lisboa, 07 fev 2026 (Ecclesia) – A Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) realiza um encontro nacional, pelos 80 anos da Constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’, este sábado e domingo, dias 7 e 8 de fevereiro, no Instituto Secular Cooperadoras da Família, em Fátima.
“O objetivo, primeiro, é realmente sensibilizar todos os institutos para este acontecimento e para a celebração dele, mas mais do que isso, depois o propósito é dar a conhecer mais esta vocação, mas não gostávamos que fosse um projeto nosso”, disse a presidente da direção da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal, em entrevista à Agência ECCLESIA.
‘No mundo sem ser do mundo, a consagração como profecia’, é o tema do encontro nacional da Conferência dos Institutos Seculares de Portugal, dias 7 e 8 de fevereiro, começa este sábado, a partir das 10h00, e termina com o almoço de domingo, na casa de retiros do Instituto Secular Cooperadoras da Família, em Fátima.
A presidente da CNISP, Conceição Vieira, acrescentou que, neste dias 7 e 8, para além de uma reflexão sobre “a profecia dos institutos seculares e a espiritualidade dos mesmos, gostavam de “em jeito sinodal” reunir todos os institutos para pensarem um plano para estes quartos anos, “onde de facto ao centro estivesse a celebração da ‘Provida Mater Ecclesia’.
Os Institutos Seculares foram aprovados oficialmente pela constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’, publicada há 80 anos, no dia 2 de fevereiro de 1947; com este documento o Papa Pio XII instituiu esta forma de viver o catolicismo com características únicas, que implicam uma consagração e também a inserção em atividades sociais e profissionais.
A vice-presidente da CNISP, Maria do Rosário Virgílio, destaca que a “oportunidade é excelente, como qualquer oportunidade”, e estão a aproveitar estas oito décadas da constituição ‘Provida Mater Ecclesia’ para dizerem que “o hoje da história precisa de gente comprometida com o Evangelho”, e não renegam as suas raízes.
“Embora a ‘Provida Mater Ecclesia’ seja um documento com 80 anos, e o primeiro que foi publicado sobre os Institutos Seculares, são as nossas raízes, e é a oportunidade de as revisitarmos, mas também de as arranjarmos, de tentarmos atualizar para o tempo de hoje, o século XXI esta forma de vida”, acrescentou a entrevistada do Instituto Secular Servas do Apostolado.
Os Institutos Seculares no mundo são 184 institutos e estão implementados nos cinco continentes, com cerca de 32.500 pessoas; em Portugal existem 14 Institutos Seculares que têm cerca de 400 membros, e estão reunidos na CNISP, que é um organismo de ligação entre os diversos Institutos Seculares quer de direito pontifício quer de direito diocesano, eretos ou estabelecidos canonicamente em Portugal.
A direção da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal em setembro, tomaram posse em outubro de 2025, e querem que este quadriênio seja “dinamizado” pela constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’.
‘Consagrados para amar e servir’, foi o lema da Semana do Consagrado 2026, celebrada de 26 de janeiro a 2 de fevereiro, numa iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em coordenação com a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP).
PR/CB

