Bispo de Lamego ordena 5 novos diáconos

A diocese de Lamego ordenou cinco diáconos. André Pereira, António Giroto, Bernardo Magalhães, José Filipe Pereira e Tiago Cardoso receberam a ordenação diaconal numa celebração que decorreu na Sé, no passado dia 5 de Outubro e foi presidida por D. Jacinto Botelho, bispo da diocese.

Na homilia, o D. Jacinto referiu que a odenação diaconal “é antes de tudo motivo de agradecimento pela gratuitade da graça”. O bispo sublinhou que esta gratuidade pede uma resposta “sem calculismos, sem ambiguidades”, expressão da “disponibilidade para o serviço generoso e sempre cuidado”, conforme dá conta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Na celebração, o bispo diocesano lembrou que a fidelidade e testemunho” são garantidos pelo “conhecimento profundo da Palavra de Deus, assiduamente reflectida e rezada, e alimentada todos os dias na Eucaristia”.

“A oração deve ser o clima normal da nossa vida, a nossa permanente respiração espiritual”, sublinhou.

Aos novos diáconos D. Jacinto Botelho lembrou que “o carinho e a delicadeza, a afabilidade e a atenção, a compreensão e o perdão, são qualidades que a relação com os outros, privilegiando os mais pequeninos, os pobres, os que sofrem, os fracos, os incompreendidos, os marginalizados, os abandonados e sem voz, vai consolidando, aperfeiçoando e purificando, para que o rosto do Bom Pastor se torne em vós mais perceptível pelos que servireis em Seu nome.”

Na celebração estiveram presentes cerca de 70 sacerdotes, provenientes de várias dioceses.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR