A Diocese de Santarém promove, ao longo deste ano lectivo o projecto”Por uma Nova África”.
Este projecto surge na “possibilidade de construirmos um mundo onde cada pessoa possa viver com dignidade é uma meta que depende da colaboração de todos. Num tempo em que o mundo é visto como uma aldeia global e a interdependência mundial é uma realidade assumida, somos chamados a intensificar a dinâmica de solidariedade entre os povos”.
Assim “o Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese de Santarém, em parceria com a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora das Dores de Fátima, lança a toda a Comunidade Educativa o desafio de ser sinal de esperança em pequenas comunidades de Angola e Moçambique, apoiando a melhoria das suas condições de vida”.
O projecto “Por uma Nova África” centrando-se no desenvolvimento local, pretende apoiar dois programas cujas acções responderão a duas necessidades diversas adiante mencionadas, como Projecto: Apadrinhamento da ” Escolinha Três Pastorinhos” e Projecto “Construção de um edifício social e comunitário com jardim-de-infância”.
É destinado a toda a comunidade educativa dividindo-se em duas vertentes distintas: a proposta de desenvolvimento de temáticas a explorar em sala de aula e a realização de campanhas de solidariedade; venda de rifas, postais, materiais diversos, presentes para o dia do pai e da mãe, quermesse “Sou Solidário frequento EMRC”, entre outras. Iniciou em Março de 2009, com uma fase de elaboração e apresentação e tem previsto Maio de 2010 para a sua concretização plena, seguida de avaliação.
As hipóteses práticas de concretização deste projecto assentam no âmbito das disciplinas de Formação Cívica e Educação Moral e na área curricular não disciplinar de Área Projecto.
Mais informações em http://www.sdeie-santarem.com/dlds/ProjectoPorumaNovafrica.pdf