Liturgia: Lisboa organiza simpósio no centenário do nascimento do padre Manuel Luís

Lisboa, 05 fev 2026 (Ecclesia) – O Serviço de Música Litúrgica do Patriarcado de Lisboa está a organizar, dia 09 de maio, na Paróquia de Cristo Rei da Portela, um Simpósio para assinalar o centenário do nascimento do padre Manuel Luís.

A iniciativa de homenagem “ao grande impulsionador da música litúrgica em Portugal após o Concílio Vaticano II” conta com o apoio do Seminário dos Olivais e de outras instâncias do Patriarcado de Lisboa, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Todos conhecemos certamente as composições musicais litúrgicas do P. Manuel Luís – nascido em Turquel (Orjo) a 08 de julho de 1926 e falecido a 05 de julho de 1981 -, pois a sua obra deixou muitos e abundantes frutos pastorais na Igreja que peregrina em Portugal. Muitas pessoas terão, inclusive, aprendido a amar a Liturgia também através dos seus cânticos, bem como da ‘escola’ do Seminário dos Olivais”, explica uma carta do diretor do Serviço Diocesano de Música Litúrgica do Patriarcado de Lisboa, padre Rui Silva, enviada ao clero.

A iniciativa que vai recordar e homenagear o músico e compositor falecido em 1981 é dirigida “ao clero e ao povo de Deus especialmente dedicado à música na Liturgia”.

LFS

Padre Manuel Luís

Nascido a 8 de julho de 1926, em Turquel, Alcobaça, o Padre Manuel Luís frequentou os seminários de Santarém, Almada e Olivais e foi ordenado presbítero a 29 de junho de 1951. Frequentou, durante sete anos, o Instituto Pontifício de Música Sacra de Roma, onde foi diplomado em Canto Gregoriano e Composição de Música Sacra.

Regressado a Portugal, deu aulas no Seminário dos Olivais e dirigiu o coro polifónico, que tinha também o serviço litúrgico e musical da Sé Patriarcal. Foi ainda pároco da Sé de Lisboa de 1969 a 1975, ano em que assumiu a Paróquia das Mercês, na cidade de Lisboa.

O Padre Manuel Luís faleceu, no Hospital de Jesus, contíguo à Igreja de Nossa Senhora das Mercês de Lisboa, a 5 de julho de 1981, a poucos dias de completar 55 anos.

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
Scroll to Top