Portugal: CNIS apela à «mobilização solidária» para apoiar zona centro após depressão Kristin

«Uma solidariedade articulada poderá fazer uma diferença significativa neste momento crítico», diz a organização

Foto: Município de Leiria

Lisboa, 04 fev 2026 (Ecclesia) – A Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS) apelou hoje à solidariedade de todos para apoiar a zona centro do país, a mais afetada pela passagem da depressão Kristin.

“Na sequência da intempérie que assolou a Zona Centro do país na última semana, provocando uma situação de calamidade com impactos severos em comunidades, habitações e infraestruturas locais, vimos por este meio apelar à mobilização solidária”, lê-se na mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

A organização entende que, “pela sua natureza e pelos valores que as orientam, a ajuda mútua e o compromisso com as comunidades”, as IPSS “estão particularmente bem posicionadas para dar uma resposta concertada com as necessidades no terreno”.

Neste sentido, a CNIS refere que se identificam como “prioritárias” as seguintes formas de apoio: “águas e bens alimentares não perecíveis” e “equipamentos essenciais ao restabelecimento de condições mínimas de funcionamento”.

A direção da organização informa que “a disponibilidade para apoiar deverá ser manifestada junto da IPSS de proximidade”, e “caso o apoio se concretize através de contributos monetários, essa intenção deverá igualmente ser sinalizada junto da IPSS mais próxima”.

Acreditamos que uma solidariedade articulada poderá fazer uma diferença significativa neste momento crítico, reforçando o papel do setor enquanto agente ativo de coesão social e territorial”, assinala.

A CNIS destaca que “o país, em geral, e, muito especialmente alguns distritos, estão a enfrentar condições muitíssimo adversas e demasiadamente prolongadas” e que as próprias IPSS “também se confrontam com mais estas muito adversas condições”.

“Os dirigentes das IPSS têm redobrado esforços para ultrapassar as dificuldades, para preservar os seus utentes e para minorar as adversidades nas comunidades”, salienta.

O comunicado garante que, “como sempre, os trabalhadores das Instituições tudo estão a fazer para que continuem a ser prestados todos os serviços e os melhores cuidados aos utentes nas várias respostas sociais”.

Além disso, “também estão a alargar às comunidades a sua solicitude assim favorecendo a esperança em condições tão difíceis”.

A tempestade Kristin atingiu Portugal continental há uma semana, tendo causado, desde então 10 mortes, e um rasto de destruição em infraestruturas e habitações; ainda em fase de recuperação, o país enfrenta hoje a chegada da depressão Leonardo.

A CNIS é a organização confederada das IPSS e tem como finalidade defender e promover o quadro de valores comuns: capilaridade, caridade, comunidade, gratuitidade, lealdade, proximidade, solidariedade e subsidiariedade.

LJ/OC

Solidariedade: Caritas de Leiria distribuiu 30 toneladas de alimentos e produtos de higiene

Partilhar:
Scroll to Top