Pastoral Juvenil: Diocese do Algarve dinamiza segundo «Viveiro da Amizade»
Faro, 04 fev 2026 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai realizar o segundo encontro ‘Viveiro da amizade’, iniciativa de “amizade, reflexão e oração”, no dia 21 de fevereiro, das 09h30 às 18h00, na Casa de Retiros São Lourenço do Palmeiral, em Pêra (Silves).
O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) do Algarve convida a “viver o verdadeiro sentido da amizade”, e informa que o ‘Viveiro da amizade’ é um dia para “parar, refletir, rezar e fortalecer laços à luz de Deus”.
Os encontros ‘Viveiro da Amizade’ são uma novidade deste Ano Pastoral 2025/2026, no próximo dia 21 de fevereiro é a segunda edição, entre as 09h30 e as 18h00, na Casa de Retiros São Lourenço do Palmeiral, e já está agendado um terceiro encontro para o dia 16 de maio.
O responsável do SDPJ Algarve explicou que esta é uma atividade dinamizada pela Pastoral Vocacional, em colaboração com a Pastoral Juvenil, que “nasce da necessidade de criar um espaço dedicado à promoção da vocação”: “primeiro, a vocação batismal, fundamento de toda a vida cristã, e depois as diversas vocações específicas”.
“’Viveiro’ porque vivemos numa realidade conectada umbilicalmente ao mar e aos seus ofícios. ‘Amizade’ porque ambos os graus vocacionais se fortalecem e renovam através da amizade com Cristo — uma amizade que muitas vezes se revela e cresce na fraternidade entre amigos e nos encontros verdadeiros entre jovens”, desenvolveu João Costa, em declarações à Agência ECCLESIA, pelo início do Ano Pastoral.
Do calendário de atividades para 2025/2026 do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Algarve destaca-se ainda a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), que “continua a ser, sem dúvida, o momento central”, nos dias 27 e 28 de março, em Faro.
“A Jornada Diocesana da Juventude é o espaço privilegiado de expressão juvenil no âmbito da diocese”, salientou João Costa.
Para este Ano Pastoral 2025/2026, responsável diocesano salienta que as prioridades para a Pastoral Juvenil se enquadram no caminho trienal que a Diocese do Algarve está a percorrer “com um enfoque na Eucaristia como fonte da ação e consequentemente missão”.
“Através de toda a vivência juvenil proposta; na dinamização das redes sociais como espaço de evangelização e adicionalmente este ano, pretendemos constituir o Conselho Diocesano da Juventude, para a promoção de uma ação pastoral sinodal a partir dos jovens”, acrescentou o do SDPJ Algarve.
CB

