São do Porto, mas partiram de Ferrol (Espanha) e chegam dia 5 de Outubro
Cerca de meia centena de peregrinos ecuménicos partiram hoje (1 de Outubro) de Ferrol (Espanha) a caminho de Santiago de Compostela. Depois de experimentarem o caminho português e francês, os peregrinos do Porto (paróquia de Santo António das Antas e arciprestado norte da Igreja Lusitana) palmilham pelo caminho inglês.
“Há a motivação de um percurso diferente que nos coloca em contacto com outro tipo de paisagens” – sublinhou à Agência ECCLESIA o Pe. António Bacelar, da paróquia de Santo António das Antas. Meia hora depois da partida, “o pessoal está cheio de energia e vontade”. O caminho é feito por etapas e termina dia 5 deste mês no referido santuário.
O grupo é equilibrado – metade da Igreja Católica e outra metade da Igreja Lusitana – e pretende aprofundar o verdadeiro sentido do ecumenismo. “Fizemos uma preparação de três meses” – realça o Pe. António Bacelar. E acentua: “quanto mais encontrarmos a presença de Jesus entre nós, mais construímos a unidade”.
Para além das caminhadas feitas nos anos de 2005 e 2007, os peregrinos daquelas confissões religiosas encontram-se com frequência. “Há momentos de crescimento juntos” – salienta. Ligado também à Pastoral Universitária da diocese do Porto, o Pe. António Bacelar afirma que existe também um “grupo inter-confessional universitário que tem feito um caminho muito interessante”.
Na diocese do Porto, o Ecumenismo não se resume apenas à Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos. “Temos uma preocupação muito forte nesse sentido e temos conseguido concretizar várias actividades ao longo do ano”. E exemplifica: “ao nível da pastoral universitária encontramo-nos mensalmente”. A Noite de S. Paulo e a exposição da Bíblia Ferreira de Almeida foram algumas iniciativas ecuménicas realizadas naquela diocese.
O lema escolhido para esta peregrinação a Santiago de Compostela e que se desdobra em cada um dos cinco dias é “a caminho com Cristo caminhante” tomando a palavra de Jesus “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” como eixo principal.
A 5 de Outubro, dia da chegada a Santiago, juntar-se-ão mais uma centena de pessoas daquelas comunidades cristãs que aí acorrerão de autocarro. Acompanham os peregrinos, os responsáveis daquelas comunidades: Pe. António Bacelar e Pe. José Jorge Pina Cabral.