O dia em que Benfica e Porto jogaram pelo Seminário de Aveiro

Jorge Pires Ferreira, Diocese de Aveiro

O Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro, comemora de 14 de novembro de 2025 a 14 de novembro de 2026 os 75 anos do início das aulas. Das comemorações faz parte uma exposição permanente que inclui um friso cronológico onde se lê que, no dia 13 de maio de 1948 (três anos antes da inauguração), “os clubes Benfica e Porto disputam um desafio de futebol, no Estádio Municipal, cuja receita reverte para as obras no Seminário”.

Dois números do “Correio do Vouga” (semanário diocesano de Aveiro) de maio de 1948 referem a partida. Dizem que estava em jogo a “Taça Arcebispo-Bispo de Aveiro”, que a partida, no Estádio Mário Duarte, era às 18 horas, permitindo “que a ela assistam os peregrinos que regressam de Fátima”, que era promovida pela “Comissão do Seminário”. Curiosamente, o semanário diocesano não diz o resultado. Nem a constituição das equipas. Nem quem foi o árbitro. Diz que um outro jornal escreveu que o árbitro seria D. João Evangelista de Lima Vidal, que era o Bispo de Aveiro e grande impulsionador da construção do Seminário. “Foi lapso de informação, com certeza, mas teve graça”, observa D. João Evangelista nas páginas do próprio “Correio do Vouga”.

Então, quem ganhou o jogo? Sabemos que foi o Futebol Clube do Porto porque o clube nortenho envia ao “Correio do Vouga” uma carta para manifestar “profundo reconhecimento” pela maneira como foi recebido por Aveiro” e afirma a carta: “Não influi no agradecimento que aqui fazemos o resultado favorável para as nossas cores, mas simplesmente a manifestação espontânea de carinho com que a nossa equipa de honra foi recebida ao entrar no Estádio Mário Duarte”.

Mas interessa mesmo o resultado? Fiquemos com as palavras de D. João Evangelista, no “Correio do Vouga” de 22 de maio de 1948: “Quem ganhou? Eu sei lá quem ganhou! Quem ganhou não foi tanto o Benfica ou o Porto, quem ganhou na realidade, ao fim de contas, foi o pobrezinho do Seminário! Ide lá daqui a pouco, e já o vedes de fato novo, de gravata ao pescoço, de flor na lapela!”

Um Benfica-Porto amigável no dia de Nossa Senhora Fátima. Alguns dirão que é um milagre… pelo Seminário de Aveiro.

Jorge Pires Ferreira

 

(Os artigos de opinião publicados na secção ‘Opinião’ e ‘Rubricas’ do portal da Agência Ecclesia são da responsabilidade de quem os assina e vinculam apenas os seus autores.)

Partilhar:
Scroll to Top